Infraestrutura

Anfiteatros

Edifício da EPE Unifesp - Térreo
Rua Napoleão de Barros, 754 - Térro- Em frente ao Hospital São Paulo
Recursos: Ar condicionado | Alto Falante | Computador | Lousa | Microfone | Projetor e Tela de Projeção

Sala Capacidade  
Anfiteatro Lais Helena 72 anfiteatro com cadeiras e tela de projeção
Anfiteatro Mariana Augusto 80 anfiteatro com cadeiras e tela de projeção
Anfiteatro Mariana Fernandes 75 anfiteatro com cadeiras e tela de projeção
Anfiteatro Rosa Aparecida Helena 85 anfiteatro com cadeiras e tela de projeção

Edifício da EPE Unifesp - 1º Andar
Rua Napoleão de Barros, 754 - Térro- Em frente ao Hospital São Paulo
Recursos: Ar condicionado | Alto Falante | Computador | Lousa | Microfone | Televisor 47'' | Sistema de Vídeoconferência

Sala Capacidade  
Sala de Reunião Madre Áurea Vieira 12 sala de reunião com mesa e cadeiras

Labotatório de Informática

Edifício da EPE Unifesp - 2º andar
Rua Napoleão de Barros, 754 - Vila Clementino - CEP 04024-002 São Paulo - SP


O Laboratório de Informática da EPE-Unifesp está localizado no segundo andar do edifício da EPE Unifesp, permitindo que os alunos, docentes e demais profissionais utilizem os equipamentos para consultas à internet, estudo e auxílio no desenvolvimento dos trabalhos e pesquisas. O local possui datashow e aparelho de ar condicionado.O laboratório de Informática é utilizado como suporte no que se refere ao ensino para o Curso de Graduação e de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu. A EPE Unifesp dispõe, em suas dependências, de uma sala para videoconferência com capacidade para 15 pessoas, contando com equipamento do tipo Polycom VSX 7000, com licença para a conexão multipontos, dois aparelhos de televisão LCD de 40 polegadas, sistema de som e condicionador de ar.

Centro de Assistência e Educação em Enfermagem da Unifesp (CAEnf)

Edifício Prof. Dr. Horácio Kneese de Mello (EP-I) 9º andar
Rua Loefgreen, 2018, Vila Clementino - CEP 04040-003 São Paulo - SP


Criado em 1994, o Centro de Assistência e Educação em Enfermagem da Unifesp – CAEnf foi criado por um grupo de docentes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) como um espaço de ensino, aprendizagem, assistência e pesquisa, por meio da realização de consultas e intervenções de enfermagem nas diferentes áreas: saúde da mulher, saúde da criança, atenção à gestante, consultas de enfermagem em dermatologia, saúde coletiva e saúde mental. O recurso humano, no momento, é composto por uma docente da EPE que coordena o centro de assistência e duas servidoras que organizam a parte administrativa das atividades diárias. Porém, outros DP do PPGE da EPE-Unifesp desenvolvem atividades de ensino, assistência e pesquisa. A prática ocorre no âmbito individual e coletivo, valorizando o potencial do estudante, criando um espaço para reflexão da prática e da pesquisa. Desde a sua inauguração, este centro é reconhecido no Campus da Unifesp como ambulatório de práticas assistenciais. Também acolhe estudantes vinculados aos projetos desenvolvidos no CAEnf, no curso de pós-graduação em enfermagem e saúde e nos cursos de extensão das áreas de enfermagem, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e fisioterapia, como uma proposta de interdisciplinaridade. 

Desde abril de 2017 está situado em um sobrado localizado à Rua Loefgrem 2018, Vila Clementino CEP 04040-003, com espaço de recepção, local onde os pacientes aguardam o atendimento ou as reuniões, dois consultórios, sala de aula e reuniões, sala para consulta de enfermagem, banheiros e copa. As atividades realizadas no CAEnf envolvem assistência, ensino, pesquisa e extensão e agrega pesquisadores do PPGE da EPE-Unifesp que tem neste local espaço de prática clínica e desenvolvem atividades de ensino e pesquisa com discentes da pós-graduação e graduação, bem como projetos de extensão. No decorrer de 2018 foram atendidas 2.327 pessoas. Dentre as atividades e projetos realizados pode-se destacar: Atendimento à pessoas e grupos em situação de enlutamento; Acolhimento ao luto de famílias de doadores de órgãos; Atendimento às pessoas e grupos que vivenciam/vivenciaram grandes catástrofes/acidentes naturais; Atendimento à pessoas e grupos referente a sexualidade; Atendimento à família e casais em conflitos relacionados aos diferentes momentos do ciclo vital; Atendimento às famílias com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem; e Atendimento as pessoas que vivenciam crises relacionadas a separação e atendimentos à comunidade, servidores e funcionários do Hospital São Paulo. A retomada das atividades tem sido gradual, bem como a ampliação de oferta de assistência, realização de pesquisa e extensão de enfermagem e outras áreas a fins devido a mudança de local e adaptações necessárias.

Laboratório de Experimentos de Enfermagem (LEEnf)

Edifício Prof. Dr. Horácio Kneese de Mello (EP-I) 9º andar
Rua Pedro de Toledo, 781 - Vila Clementino - CEP 04039-032 São Paulo - SP


Trata-se do primeiro laboratório de experimentos de enfermagem da EPE-Unifesp, localizado no 9º andar do Edifício Prof. Dr. Horácio Kneese de Mello (EPI), campus São Paulo-Unifesp. Este edifício possui 15 andares, com dois a quatro laboratórios para experimentos em cada andar. Os laboratórios possuem 30 ou 60 m2 e a concessão dos espaços é realizada por meio de edital com análise de mérito de projeto de pesquisa e produção acadêmica dos pesquisadores que são analisados por avaliadores externos à Unifesp. As Profas. Dras. Mavilde LG. Pedreira e Maria Angélica S. Peterlini, DP do PPGE da EPE-Unifesp, foram contempladas, em 2013, com espaço de 30m2 após concorreram ao “Edital de Ocupação dos Espaços de Laboratórios no Edifício de Pesquisa I do Campus São Paulo–Unifesp”. O local foi organizado com bancadas e equipamentos (geladeiras, estufa, microscópio, centrífugas, balança semi-analítica, balança analítica, osmômetro, equipamento para verificação de pH, nefelômetro, espectrofotômetro, cromatógrafo líquido de alta eficiência, equipamento para banho ultrassom, bomba vácuo, pipetas de precisão, computadores, impressoras, dissolutor de comprimidos, capela de exaustão de gases, fluxo laminar, estabilizador de energia), soluções, reagentes, medicamentos, vidrarias e descartáveis. Os equipamentos adquiridos com fomento Pró-Equipamentos da CAPES são de utilização por multiusuários. Em 2016 foram doadas para o LEEnf, pela iniciativa privada, três bombas de infusão peristáltica, três bombas de infusão por seringa, e em 2018 uma incubadora neonatal e um equipamento de fototerapia. O LEEnf é destinado à realização de pesquisa básica inspirada na prática assistencial, com vistas à busca de evidências científicas para práticas empíricas, com destaque para as temáticas - terapia intravenosa, intravascular e medicamentosa - especialmente voltadas para as áreas clínicas de enfermagem em cuidados intensivos e em pediatria.


Acesse o site do Laboratório de Experimentos de Enfermagem

Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Profª Helena Nader

Edifício Otávio de Carvalho - 3º andar
Rua Botucatu, 740 - Vila Clementino - CEP 04023-062 São Paulo - SP


 Antigo “Centro Alfa de Habilidades” que foi transferido para o 3º andar do Edifício Otávio de Carvalho do campus São Paulo da Unifesp. Em virtude dessa ampliação estrutural e de sua concepção, incluindo nesse novo local a simulação clínica, passou a ser denominado de "Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Profª Helena Nader” com área de aproximadamente 370m2. No ano de 2018 houve nova ampliação, passando ocupar área de 580m2. Atualmente conta com 01 enfermaria de 05 leitos, 02 salas para simulação clínica, 02 salas de debriefing, 01 sala de controle, 07 salas de habilidades, 02 consultórios, 01 sala para reuniões e 02 almoxarifado. Essa mudança permitiu agregar, além dos equipamentos existentes (simuladores de alta fidelidade para treinamento de atendimento de indivíduos em situação de emergência, simulador de parto, simuladores para treinamento de massagem cardíaca, intubação orotraqueal, aparelho de ultrassonografia, simulador para treinamento de punção intravenosa central e diversos equipamentos para o treinamento das habilidades de preparo e administração de medicamentos, cuidados de higiene pessoal, ausculta cardíaca e pulmonar), novos simuladores para punção intravenosa periférica, para sondagem vesical, para exames mamários e tablets; todos adquiridos por meio de doações. Toda essa ampliação favoreceu a continuidade do treinamento das habilidades, tanto para estudantes quanto para profissionais, e uma prática em saúde de forma efetiva e segura, em situações semelhantes às vivenciadas em um ambiente hospitalar. O Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Profª Helena Nader tem como missão “Desenvolver o ensino em um ambiente que permita o treinamento de habilidades e de situações semelhantes às reais, respeitando os princípios fundamentais da ética profissional, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a qualidade assistencial”. A coordenação do Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Profª Helena Nader é realizada pela Profa. Dra. Tânia Arena Moreira Domingues, docente da EPE-Unifesp, tendo como vice-coordeandor o Profº. Drº. Aécio Flávio de Góis, docente da EPM-Unifesp – campus São Paulo-Unifesp. Docentes permanentes do PPGE da EPEUnifesp desenvolvem atividades com alunos de pós-graduação e graduação: Profas. Dras. Alba LBL Barros, Juliana de Lima Lopes e Camila Takáo Lopes na Unidade Curricular Fundamentos do Cuidado em Enfermagem; Profas. Dras. Denise M Kusahara, Mavilde LG Pedreira, Myriam A Mandetta e Maria Angélica S Peterlini na Unidade Curricular Enfermagem em Pediatria Clínica e Cirúrgica; e Profa. Dra. Ruth EA Batista nas Unidades Curriculares Enfermagem em Emergência e Enfermagem em Cuidados Intensivos. Nesses momentos os mestrandos e doutorandos realizam atividades didáticas com alunos do curso de graduação em enfermagem da EPE-Unifesp.


Acesse o site do Centro de Ensino de Habilidades e Simulação

Centro Ana Abrão - Assistência, Ensino e Pesquisa em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano

 

R. Dr. Diogo de Faria, 395 - Vila Clementino - CEP 04037-001 São Paulo - SP


Antigo Centro de Incentivo e Apoio a Amamentação (CIAAM) / Banco de Leite Humano. O CIAAM foi idealizado, estruturado e coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina FV Abrão, DP do PPGE da EPEUnifesp. A mesma manteve a coordenação até abril de 2017, momento em que a Profa. Dra. Kelly Pereira Coca, docente da EPE-Unifesp, assumiu essa atividade, a mesma tornou-se DP do PPGE da EPE-Unifesp no ano de 2018. Com o encerramento da coordenação do CIAAM pela Profa. Ana Cristina FV Abrão, os membros do Conselho do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher deliberaram por homenagear a professora pelo trabalho desenvolvido e solicitaram a alteração do nome do ambulatório para “Centro Ana Abrão - Assistência, Ensino e Pesquisa em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano”. Essa solicitação foi acatada em todas as instâncias do campus e universidade. Nos 220m2 do Centro Ana Abrão - Assistência, Ensino e Pesquisa em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, são realizadas atividades de assistência, ensino e pesquisa com mulheres e crianças em aleitamento materno, em alimentação complementar e coleta de leite. No piso superior, localizam-se a sala de aula, o escritório, além do laboratório de pasteurização de leite materno e no inferior têm-se três consultórios e uma sala de coleta de leite humano. Lócus de pesquisas com fomento envolvendo alunos de graduação e pós-graduação da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e da Escola Paulista de Medicina (EPM), ambas da Unifesp. Além das professoras supracitadas há a participação das docentes da EPE Profas. Dras. Erika de Sá Vieira Abuchaim, Karla de Oliveira Marcacine e Maria das Graças Barreto da Silva; docente da EPM Profa. Dra. Maria Fernanda Branco de Almeida; e profissionais de várias áreas (Lucíola de Castro Coelho/Nutricionista e Cecília Maria Draque/Neonatologista). Ressalta-se também a atuação voluntária de uma psicanalista e uma psiquiatra especializadas em perinatalidade. No ano de 2018 foram realizadas oito orientações, sendo que seis estão em andamento. Os resultados foram apresentados em diferentes eventos: 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem; V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano; V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano e XV Encontro Paulista de Aleitamento Materno/Encontro dos Centros de Referência em Bancos de Leite; IV Congresso Acadêmico Unifesp, XXVI Congresso de Iniciação Científica. No ano de 2018 foram realizados 3.690 atendimentos. As ações e pesquisas desenvolvidas no Centro Ana Abrão - Assistência, Ensino e Pesquisa em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano receberam as seguintes certificações: CIAAM certificado pelo Ilca: Internacional Board of lactation Consultant and The Internacional Lactation Consultant Association pelo excelente serviço prestado em 2017 e o Programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano, Ministério da Saúde, certificou o Banco de Leite Humano da Unifesp nos anos de 2017 e 2018 na categoria máxima de qualidade do serviço prestado.


Acesse o site do Centro Ana Abrão 

Casa da Saúde da Mulher Prof. Domingos Delascio

 

Rua Borges Lagoa, 418 - Vila Clementino - CEP 04038-030 São Paulo – SP


Ambulatório de Assistência Pré-natal de Alto Risco/Medicina Fetal e Assistência às Mulheres Vítimas de abuso sexual. Este ambulatório é resultado de trabalho conjunto entre o Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EPE–Unifesp e do Departamento de Medicina Preventiva da EPM-Unifesp. Esse ambulatório é campo de atividades para alunos do PPGE da EPE-Unifesp, mestrado e doutorado.


Acesse o site da Casa da Saúde da Mulher Prof. Domingos Delascio

Casa Eliane de Grammont

 

 Rua Dr. Bacelar, 20 - Vila Clementino - CEP 04026-000 São Paulo – SP


 

Este local de atendimento é campo de estágio da EPE-Unifesp e de realização de pesquisas coordenadas pela Profa. Dra. Lucila A C Vianna, DP do PPGE da EPE-Unifesp, que tem como objetivos: identificar como se dá o enfrentamento da violência doméstica pelas mulheres; levar grupos de mulheres, através das oficinas, a reconstruírem sua autoestima; sensibilizar profissionais da área da saúde para lidarem com a violência sofrida no âmbito doméstico. A partir de pesquisas realizadas e no atendimento às pessoas que sofreram violência, pôde-se observar que a baixa autoestima é a causa de muitos problemas que geram violência e descaso à própria saúde. A Casa Eliane de Grammont é o “Porto Seguro” para mulheres que sofrem violência e procuram acolhimento nessa casa; e as Oficinas, que são realizadas por pesquisadores e discentes do PPGE da EPE-Unifesp, oportunizam o fortalecimento da autoestima, e apoio na tomada da decisão adequada. As Enfermeiras, além do acolhimento, dos procedimentos curativos e preventivos, oferecem às pessoas vulneráveis à violência, o fortalecimento da Autoestima nas Oficinas em busca de um futuro saudável. O grupo de pesquisa destaca que o primeiro passo para sair da agressão psicológica, é reconhecer que está sendo vítima da violência.


Acesse o site da Casa Eliane de Grammont

 

 

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo  •  Rua Napoleão de Barros, 754 - 2° Andar - Vila Clementino  •  04024-002 São Paulo - SP

posgraduacao.epe@unifesp.br