Parcerias Internacionais

Vários acordos ou convênios de cooperação internacional tiveram continuidade ou foram efetivados em 2019. A universidade mantém acordos e convênios com diferentes instituições, bem como, docentes realizam atividades com parcerias internacionais, sendo destacados neste relatório os que envolvem a realização de estudos multicêntricos ou colaborativos, e ou intercâmbio de alunos e professores; bem como visitas técnicas com a finalidade de expandir a colaboração em projetos de pesquisa. Neste contexto, identifica-se em 2019 a continuidade ou início de parcerias com instituições do exterior, implementadas por 27(84%) dos Docentes Permanentes (DP) do PPGE, sendo que em todos ocorreram intercâmbio de alunos, de professores e ou parcerias em projetos de pesquisa e realização de atividades indutoras de pesquisa, ensino e extensão, como se pode observar com maior detalhamento a seguir.

Destaca-se a abrangência e diversidade de instituições, que guardam relação com os objetos de investigação de diferentes grupos de pesquisa que compõem as LP do PPGE, identificando-se 53 instituições, sendo 17 dos Estados Unidos da América (EUA), 06 do Canadá, 05 de Portugal, 05 da Inglaterra, 04 da Espanha, 03 da Austrália, 03 da Holanda, 02 da Itália, 02 da Índia, 01 do Chile, 01 França, 01 da Suécia, 01 da Cuba, 01 da Colômbia e 01 da Suiça. Assim, destacam-se:

 

Austrália
Griffth University

Profa. Mavilde Pedreira e a aluna de doutorado Patricia Vendramim estabeleceram os contatos iniciais para realização de doutorado sanduíche na Griffth University com a Claire Rickard, RN PhD FAAHMS FACN. A professora é Diretora da Alliance for Vascular Access TeachingandResearch (AVATAR Group), grupo de estudo que se alinha ao grupo SEGTEC liderado pelas Profas.Mavilde Pedreira e Maria Angélica Peterlini. Implementaram-se parcerias em dois projetos de doutorado, assim como outros trabalhos acadêmicos de mestrado e iniciação científica vinculados a este grupo. O primeiro designado em inglês e registrado no Clinicaltrial.gov como “ResPeCt – Removal of Peripheralintravenous Cathetersaccording to clinical signsorevery 96 hours: a non inferioritytrial” (NCT02568670), projeto da doutoranda Patrícia Vendramim, co-orientado pelas Profas. Ariane Avelar do PPGE e Claire Rickard. A aluna Maria Paula Pires realizou em 2017 doutorado sanduíche na Universidade sob orientação da Profa. Mavilde e Maria Angélica em colaboração com a Profa. Claire Rickard. Ademais, Profa. Mavilde e Claire iniciaram planejamento em 2017 para a realização de pesquisa multicêntrica na América Latina, com fomento da Universidade de Griffith, sendo que em fevereiro de 2017 houve a vinda da Profa. Claire ao Brasil. Também se antecipa que Profa.Mavilde foi banca de duas teses de doutorado defendidas na Griffith University: Doutorado de Peter J. Carr (Derivation of a clinicaldecisionruleto improve peripheralintravenouscatheterinsertionsuccessand post insertionfailure rates) e Nancy Moureau (Vessel Health andPreservation: Vascular Access Assessment, Selection, Insertion, Management). Foi apresentado trabalho da doutoranda Maria Paula Pires para apresentação no 8th World CongressonPediatricCriticalCare-WFPICCS em Singapura 2018 com parceria com os Profs. Claire, Amanda Ullmann e Andrew Bulmer da Griffith University. Profa. Mavilde foi indicada pelo grupo AVATAR e Escola de Enfermagem, sendo aceito pela reitoria da Griffith University, para receber título honorário de Adjunct Professor da Griffith University e em 2019 a professora teve a progressão para AdjunctAssociate Professor. Dois outros projetos de pesquisa das mestrandas Mayara Lopes e Adriana Noronha são realizados em parceria com pesquisadores dessa universidade. Além disso, em 2019 a Profa. Mavilde obteve financiamento para estágio da aluna de mestrado Silvia de Azevedo (total - passagem e estadia) junto as Profas. Claire Rickard e Rachel Walker e também para a pesquisadora de pós-doutorado Patrícia K Rocha (parcial –apenas estadia) junto as Profas. Clarire Rickard e Amanda Ullman.

Austrália
Trobe University

Profa. Kelly Coca iniciou parceria com a School of Nursing and Midwifery, a partir do seu pós-doutorado (janeiro/2018 a janeiro/2019) sob a supervisão da Dra Lisa Amir. Em continuidade com a parceria, iniciou o desenvolvimento de projetos de pesquisa com a participação das mestrandas Márcia Juliana Mello da Silva e Maria dos Remédios Alves,e as Profas. Márcia Barbieri e Ana Abrão. Os resultados parciais destes estudos foram publicados nas revistas Journal of advancednursing e Lasers in medical science. Outro projeto em parceria com a Dra. Lisa, intitulado Development of a randomized clinical trial protocol in the management of nipple pain with different low intensity laser irradiation for breastfeeding women with nipple damage também está em andamento com a participação das Profas.Kelly Coca eAna Abrão.Os resultados parciais destes estudos foram apresentados no 3rd World Breastfeeding Conference e XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno.

Austrália
University of South Australia

Profas. Marcia Barbieri e Maria Cristina Gabrielloni desenvolveram atividades de pesquisa com a Profa. Mary Steen, docente de Enfermagem e Obstetrícia da School of Nursing and Midwifery, no exame de qualificação da Tese de Doutorado de Patrícia Moraes.

Canadá
Queen's University

Foi realizado acordo de cotutela doutoral entre a Unifesp, por meio do PPGE/EPE-Unifesp, e a Queen's University, solicitados pela Profa. Janine Schirmer e pela Profa. Joan Tranmer para titulação de doutorado simultânea no Brasil e Canadá da aluna Vanessa Silva e Silva. O objetivo é permitir que a aluna desenvolva o doutorado em ambas as Universidades. Neste intercâmbio destaca-se que a referida aluna foi aprovada em seu exame, como pode ser visualizado em página da universidade que destaca as atividades desenvolvidas pela referida pós-graduanda: https://nursing.queensu.ca/graduate/current_student_profiles/vanessa_silva_e_silva.

Canadá
Universidade de Alberta

Prof. Alexandre Balsanelli possui parceria com o Learning Outcomes and Quality Assurance para o desenvolvimento do estudo intitulado Factors influencing job satisfaction of front line nurse managers: a systematic review.

Canadá
Universidade de McGill

Profa. Mavilde iniciou tratativas com o Prof. Franco Carnevale para desenvolvimento do projeto de pesquisa de pós-doutorado Efeito de intervenção com família para a promoção da segurança da criança com cardiopatia congênita, a ser realizado pela Dra. Andreia Cascaes e sob sua supervisão. O Prof. Franco veio ao PPGE em 2019 para realização de eventos e seminários relativos aos projetos que desenvolve com crianças (VOICE) e enfermeiros (moral distress). Tais eventos foram coordenados pelas Profas. Myriam Mandetta e Maria Angélica, em colaboração com as egressas do doutorado Aline Anacleto e Carla Dias, incluindo discussões de casos clínicos no Instituto de Oncologia Pediátrica-Unifesp, e atividade no ambulatório de Saúde Indígena, organizado pela Profas. Denise Kusahara e Aline Belela Anacleto.


Acesse: McGill Universityl

Canadá
University of British Columbia (UBC), Vancouver

Profa. Janine Schirmer desenvolve projeto de pesquisa em conjunto com a Profa. Patrícia Rodney, do Center for Applied Ethics, com bolsa CNPq Pós-doc Júnior, da aluna Angelita Henrique. Esta parceria resultou na submissão artigo na Women & Birth Journal. Ainda, com esta univeridade foi estabelecida parceria para a supervisão de pós-doc da aluna Camila Moreira. Em 2019, um artigo foi aceito para publicação na Acta Paulista de Enfermagem.

Chile
de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Chile

Profa.Dulce Barbosa continuou em 2018 a realizar projeto em parceria com a Profa. Isabel Catoni, professora titular e diretora da Escola de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Colômbia
Facultad de Enfermería de la Pontificia Universidad Javeriana

Profa. Iveth Whitaker participa do projeto de pesquisa Perfil profesional y condiciones laborales de los profesionales de enfermería que trabajan en las unidades de cuidado intensivo en Colombia, Argentina y Brasil, coordenado pela Red Internacional de Enfermería en Cuidado Critico.

Cuba
Escuela Nacional de Salud Publica de Havana

Profa.Circéa Ribeiro co-orienta a tese de doutorado intitulada “Juegos Terapéuticos: uma estratégia para lacalidad de laatención” da aluna Tatiana Peréz Torriente da Escuela Nacional de Salud Publica de Havana.

Espanha
Universidad de Cantabria

Profa. Iveth Whitaker desenvolveu atividades com a Profa. Rebeca AbajasBustillo, Professor Associado do Departamento de Enfermería, que foi membro titular da Comissão Julgadora da Defesa de Dissertação de Mestrado de Nathalia Zanca de Moura.

Espanha
Universidad Pontificia Comillas – San Juan de Dios

Para o desenvolvimento do estudo da mestranda Mayara Lopes as Profas. Mavilde e Maria Angélica, pelo grupo SEGTEC, firmam parceria no desenvolvimento da dissertação com o Prof. Julio César Montero, Coordenador de Pesquisa desta universidade para o desenvolvimento do estudo “Tradução Transcultural e Validação Clínica para a Língua Portuguesa do Brasil da Escala VenousInternational Assessment (VIA)” vinculado ao projeto “Estudos experimentais e de intervenção para a busca de evidências para a prática de enfermagem na terapia intravenosa” com início em 2018.

Espanha
Universidade de Alicante

Profa. Dulce Barbosaem missão, firmou acordo de cooperação internacional entre esta universidade e a Unifesp com a finalidade de intercâmbio de alunos de doutorado e pós-doutorado envolvidos com estudos clínicos e vigilância em Saúde Coletiva. Profa. Elena Bohomol também realizou visita técnica nesta universidade.

Espanha
Universidade Miguel Hernández Elche

Profa. Elena Bohomol realizou missão e visita técnica em outubro de 2019, com o intuito de firmar parcerias de pesquisa.Durante a visita concedeu entrevista para o site da universidade sobre a visita e o interesse no tema segundas y terceras víctimas.

EUA
Boston College

The Marjory Gordon Program for Clinical Reasoning and Knowledge Development at, William F. Connell School of Nursing, por meio da Dra Frances Foster e da Dra Dorothy A Jones, a Profa. Alba realizou parceria com a pesquisadora Rita de Cassia Gengo e Silva, que está nesta universidade desde maio de 2018 no pós-doutoramento. Pesquisadoras envolvidas: Rita Gengo e Silva; Alba LBL de Barros e Enfa.Lidia Guandalini.

EUA
Children’s Hospital, Massachusetts

Profa. Ana Horta realizou visita a comunidade Holyoke para discutir estudos sobre adição com María Jesus Arrojo que é responsável pelos programas de Integração de saúde mental com cuidados primários para serviços pediátricos em Massachusetts, Children’s Hospital.

EUA
City of Hope Hospital (Duarte, California)

Profa.Edvane Domenico desenvolve estudos transversais e experimentais com a Dra Kimlin Tam Ashing sobre ossobreviventes de câncer. O projeto contempla, atualmente, dois estudos: I) Eficácia do Treatment Summary and Survivorship Care Plan (TSSCP-S) em sobreviventes do câncer de mama: Estudo Experimental, cujos objetivos são traduzir, validar e avaliar a eficácia do TSSCP-S para sobreviventes de câncer de mama; realizar adaptação transcultural e equivalência semântica do TSSCP-S; aplicar o TSSCP-P traduzido e validado para a língua portuguesa, e o programa convencional em grupos distintos de sobreviventes de câncer de mama; mensurar os indicadores selecionados para avaliar a qualidade de vida, o impacto do câncer, e II) Estudo de sobreviventes de câncer de mama: adaptação transcultural e validação do instrumento “Women Survivors Study”, (CNPq UNIVERSAL, 2018).Desta parceriaresultouo estudoapresentado no 44th ONS Congress, 2019, Self - management intervention with multimidia for patient with head and neck cancere a publicaçãodo artigo, Association between chemotherapy toxicity risk scores and physical symptoms among older Brazilian adults with cancer. Journal of Geriatric Oncology.

EUA
College of Nursing, University of Kentucky

Profa. Camila Lopes possui parceria com Profa Debra Moser para a realização do estudo que será o mestrado da aluna em período probatório Priscila Kaji.

EUA e Canadá
College of Nursing, University of South Florida (EUA) e Faculty of Health Sciences, McMaster University (CANADÁ)

Profa. Camila Lopes orienta e a Profa. Juliana co-orienta a aluna de mestrado Daiane Grisante e este estudo tem parceria com a Profa. HarleahBuck do College of Nursing, University of South Florida e da Profa. Karen Harkness do Faculty of Health Sciences, McMasterUniversity. Os resultados foram apresentados no congresso 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e no III Fórum Internacional de Enfermagem.

EUA
David GeffenSchool of Medicine, UCLA

Profa.Kelly Coca faz parte do projeto de pesquisa do Dr. Michael Ross.

EUA
Edward P. Lawrence Center for Quality and Safety, Massachusetts General Hospital

Profa. Camila Lopes possui parceria com a Profa Laura Rossi para a realização do estudo de iniciação científica FAPESP da aluna Alexia Gonçalves. Os resultados foram submetidos para congresso internacional.

EUA
Emory University

A doutoranda Flávia Kolchraiber, orientada pela Profa. Karen Souza, realizou estágio no exterior como parte do desenvolvimento de sua tese de doutorado. Na ocasião, a mesma realizou: Formação (com certificação) como instrutora do programa Cognitively-BasedCompassion Training (CBCT®) no Center for Contemplative Science andCompassion-BasedEthics (CCSCBE) da EmoryUniversity, 2018; Reuniões com pesquisadores da EmoryUniversity, para discussão de sua tese de doutorado (assuntos principais: meditação e vulnerabilidades), bem como para firmar parcerias de trabalho. Destaco aqui os encontros com o Dr. Negi, criador do programa CBCT® e com o Professor Timothy Harrison, diretor associado do Center for Contemplative Science andCompassion-BasedEthics (CCSCBE).

EUA
George Washington University

Profas. Janine Schirmer e Bartira Roza, juntamente com Linda Ohler, Gerente de Qualidade e Regulação George Washington University Transplant Institute; Joyce Pulcini, Diretora da Community and Global Initiatives e Carol Lang, Diretora Associada of Global Initiatives Programs do George Washington Hospital da George Washington University e School of Nursing George Washington University; mantêm parceria contínua com desenvolvimento colaborativo de orientação da mestre e doutoranda (2019) Letícia Lazarini, para implantação da avaliação de qualidade e melhoria do desempenho dos serviços de transplante em São Paulo, com avaliação em conjunto com os pesquisadores dos EUA. No campo dos estágios, a parceria se mantém, para as enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Captação e Transplante de Órgãos e alunos da PPGE.

EUA
Georgia BaptistCollege of Nursing, MercerUniversity

Profa. Camila Lopes possui parceria com Profa Seongkum Heo para a realização do estudo que será o doutorado da aluna Gabriela Nunes Santos e os resultados parciais destes estudos foram apresentados no III Fórum Internacional de Enfermagem e no 2º Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem. Ressalta-se que as parcerias da Profa. Camila Lopes referentes à adaptação transcultural e validação de conteúdo, estão inseridas no Projeto Universal, financiado pelo CNPq, desta professora.

EUA
Healthcare Environment

A Profa. Alba iniciou colaboração com o Presidente da Healthcare Environment John Nelson, PhD, MS, RN, CEO e participação em estudo multicêntrico que envolveu os seguintes países: EUA, Brasil, Austrália, Canadá, Inglaterra, China, Israel, Jamaica, Eslovênia,Turquia e Escócia “Adaptação transcultural dos instrumentos healthcare environmentsurvey-hes, caringfactorsurvey - caring for self (cfs-cs), caringfactorsurvey – caring of manager (cfs-cm) e clarity of role andclarity of the organizational system” para a língua portuguesa do Brasil. DP envolvidos Alba LBL de Barros e Alexandre Balsanelli.

EUA
Indiana University School of Nursing

A Profa. Alba orienta e a Profa. Juliana co-orienta a aluna de doutorado Juliana Zambardi, este estudo tem parceria com a Profa. Robin PursyNewhousedesta universidade. Os resultados iniciais do estudo foram apresentados em eventos internacionais e publicado o artigona Acta paul. enferm.

EUA
School of Nursing, Stony Brook University

Profa. Camila Lopes possui parceria com ProfaCorinneJurgens para a realização do estudo que será o mestrado da aluna em período probatório Talita Zamboni.

EUA
Sue & Bill Gross School of Nursing, University of California

Profa. Camila possui parceria com a Profa Jung-Ah Lee, para a realização do estudo de iniciação científica PIBIC da aluna Jaqueline Silva, que é co-orientada pela Profa. Juliana Lopes. Os resultados serão publicados na Acta Paulista de Enfermagem em 2020 (artigo aceito para publicação). Além da publicação do artigo, os resultados foram apresentados e ou publicados em anais de eventos XXXVI Jornada de Enfermagem no Congresso da SOCESP; 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e III Fórum Internacional de Enfermagem.

EUA
Universidade de Brescia

Profa. Ana Horta desenvolveu projeto de pesquisa com o Prof. Cody Hollist, fruto do trabalho de co-orientação de doutorado da aluna Cristina Romualdo. O Prof. Cody esteve no Brasil participando do simpósio de família nos anos de 2018 e 2019 em atividades do grupo de pesquisa GEPFAC. Além de ministrar aula e participar de dois atendimentos de família no Curso de Especialização Intervenção e Prática Sistêmica com Família-Terapia Familiar e de Casal.

EUA
Universidade de Iowa

Profa. Alba Barros e Sue Moorhead, PhD, RN, FAAN, Associate Professor, Director for the Center for NursingClassification&ClinicalEffectiveness; Elizabeth Swanson, PhD, RN, Associate Professor Emeritus e Howard Butcher, PhD, estabelecem colaboração entre o PPGE e o Center for NursingClassification&ClinicalEffectiveness, College of Nursing, University of Iowa. O convênio abrange a participação da pós-doutoranda Agueda Cavalcante, sob supervisão da Profa. Alba, que desenvolve o projeto com bolsa de pós-doutorado júnior do CNPq juntamente com a Universidade de Iowa. Outro projeto, coordenado pela Profa. Juliana Lopes e financiado pelo CNPq e tendo como integrantes as Profas. Alba e Profa. Camila Lopes, também conta com parceria da Profa. Elizabeth Swanson, os resultados destes estudos foram apresentados em eventos nacionais e internacionais e encaminhados para publicação, com dois artigos publicados, como descritos na parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

EUA
Universidade Lehman College em Nova York

Projeto multicêntrico em andamento com a pesquisadora, Profa. Mary Tesoro da Universidade Lehman College em Nova York e demais pesquisadores envolvidos: Lidia Santiago Guandalini (aluno do curso de mestrado do PPGE/EPE-Unifesp e bolsista Capes), Profa. Juliana, Profa. Camila Lopes, Profa Elaine Drehmer de Almeida Cruz (Universidade Federal de Curitiba) e Profa. Alba. Trata-se de tradução e adaptação transcultural para a língua portuguesa do Brasil de um guia autoinstrucional na acurácia diagnóstica de estudantes de bacharelado em enfermagem.

EUA
University of Nebraska

Profa. Ana Horta, possui parceria com o Prof. Cody Holliste realizou visita a esta universidade para elaborar o projeto para aplicação de financiamento da Fulbright para sua vinda ao Brasil em 2020.

França
Centre de RecherchesurL’Inflammation, Faculté de Médecine Paris Diderot, na cidade de Paris

Profa. Dulce Barbosa fez visita técnica nesta universidade em 2019 e firmou acordo de cooperação internacional. A finalidade deste convênio foi alinhar as linhas de pesquisa Inflamação e Infecção (Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas), desenvolver projetos e concretizar pesquisas translacionais entre os grupos da EPE/Unifesp e o Centre de RecherchesurL’Inflammation.Atualmentedoisprojetosestãosendorealizados: I) Vitamin D in contrast-induced nephropathy: pre-clinical test e II) Vitamin D use and inflammation and infection in patients with chronic kidney disease.

Holanda
Faculty of Social and Behavioural Sciences, Leiden University e Faculty of Behavioural, Management and Social Sciences, University of Twente

Profa. Camila possui parceria com ProfaRosalie van der Vaart da Faculty of Social andBehaviouralSciences e com a Profa. Constance Drossaert da Faculty of Behavioural, Management and Social Sciences para a realização do estudo que é o doutorado da aluna Daniele Bosco Aprile. Os resultados parciais foram apresentados no III Fórum Internacional de Enfermagem.

Holanda
Universidade Erasmus

Profas. Mavilde Pedreira, Maria Angélica Peterlini, Myriam Mandetta, Denise Kusahara e Maria Magda Balieiro receberam a Profa. Monique van Dijk na Unifesp em atividade realizada junto a pós-graduandos da Unifesp sobre estudos de validação de instrumentos em saúde realizada, durante congresso nacional da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras – SOBEP em 2017. Essa oportunidade resultou na tratativa para atividade de pós-doutorado da DP Profa. Denise Kusahara a ser realizado entre 2018 e 2019 nessa universidade. A referida professora realizou estágio nessa universidade em Rotterdam no mês de junho de 2018 e atividades de pesquisa com a Professora Monique.

India
Centre for Health Psychology, University of Hyderabad e Department of Cardiothoracic Surgery, Krishna Institute of Medical Sciences

Profa. Camila Lopes possui parceria com o Prof Marlyn Thomas e Profa Meena Hariran para a realização do estudo que será o mestrado da aluna em período probatório Elisabete Sene.

Inglaterra
Indiana University School of Nursing London School of Hygieneand Tropical Medicine

Profa. Juliana possui parceria com a Profa. Sarah Schroter para o desenvolvimento do projeto da aluna de mestrado Ana Raquel de Assis.

Inglaterra
NHS London

Profa. Monica Taminato desenvolve projeto com Antônio Carlos Pignatari e Seedad Farah, intitulado Preventionmeasure of neonatal infectionand neonatal mortalitybygroup B Streptococcus.

Inglaterra
Plymouth University

A mestranda Marcelle Felipe, orientanda da Profa. Mavilde teve bolsa BEPE FAPESP de iniciação científica e realizou atividades com o Prof. Jos M. Latour, professor da Clinical Nursing School of NursingandMidwifery/Faculty of Health atHumanSciences da Plymouth University da Inglaterra. Os resultados deste estudoforam apresentados no 9th World CongressonPediatricCriticalCare-WFPICCS em Singapura em 2018 e publicado na revista PediatricCriticalCare Medicine 2018. A aluna também realizou a apresentação oral de outro trabalho, parceria com os ProfsMavilde, Maria Angélica e JosLatour, durante o 7th Congressof the EuropeanAcademy of PediatricSocieties, 2018, Paris.

Inglaterra
University of the West of England, Bristol

Profas. Maria Angélica e Mavilde firmaram parceria com a Profa. LyvonneTume, da University of the West of England para receber a aluna de doutorado Larissa Peres Pardo em estágio sanduíche de doutorado–colaboração internacional em supervisão para desenvolvimento de pesquisa, a partir de janeiro de 2019.

Itália
Saint AmillusInternational University of Health and Medical Sciences

Profa. Camila Lopes possui parceria com o Prof Fábio D’Agostino para o desenvolvimento do estudo de iniciação científica FAPESP do aluno Hector Megiatie os resultados foram submetidos para congresso internacional.

Itália
Universidade de Brescia

A Profa. Mônica Gamba possui parceria com a Dra. Antonella Bertolotti e realizou seminário na EPE sobre Avanços Tecnológicos no Tratamento de Feridas, que objetivou conhecer a ação do ozônio na área da saúde, bem como a interface no tratamento de feridas crônicas prevalente na saúde pública; descrever uma tecnologia de inovação para produção de óleos ozonizados; dentre outros.

Portugal
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Por meio do PPGE e Profa. Alba, firmam o convênio de Cooperação Internacional com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENfC). A atividade envolve a Profa. Juliana que coordena o estudo Uso do vídeo educacional durante a simulação do banho no leito e da sondagem vesical de demora como estratégia de ensino, com fomento do CNPq. Este projeto esteve vinculado ao pós-doutorado da Profa. Juliana Lopes e da egressa de mestrado Marina Rossi e outros 02 mestrados encontram-se em fase final de desenvolvimento. Como resultados desta parceria foram apresentados em eventos internacionais realizados no Brasil, Congresso de Simulação Clínica-SUN Brasil; Congresso de Simulação Clínica-SUN Brasil; e Congresso de Simulação Clínica- SUN Brasil. Alguns artigos foram submetidos em revistas Qualis A1 e dois artigosforam publicados. Além disso, a Profa. Luiza Tanaka recebeu convite desta escola para realização de pesquisa em metodologia da pesquisa-ação, da qual há o projeto Formar para Cuidar com Humanitude: Pesquisa-ação em Saúde e supervisionou a aluna do pós-doutorado Rosa Melo, que a convidou para co-orientar uma tese nesta Universidade. Esta parceria resultou em produções de artigos na Revista Latino-Americana de Enfermagem e Revista Brasileira de Enfermagem. Ainda referente a esta universidade, a DP IsabelCunha recebeu a Profa. Rosa Melo para visita técnica e ministrar a Conferência Humanitude: uma nova Prática do Cuidado no evento desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG). O Prof. João Marcolan encaminhou 14 estudantes para realização dos cursos Humanitude (com a finalidade de capacitação teórica e prática para o projeto Humanitude e Mais Contigo (com a finalidade de capacitação teórica e prática para manejo de comportamento suicida em estudantes jovens), ambos com certificação internacional (abril/maio de 2019). Em outubro e novembro foram encaminhados 03 estudantes para a parte prática do programa “Mais Contigo”.

Portugal
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Profa. Isabel Cunha desenvolve o projeto Competências Gerenciais de Enfermeiros, com financiamento do Cofen, e parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto e co-orienta a tese de doutorado de Sandra Dias. Profa. Cledna Patrícia de Oliveira Silva participou da defesa de tese da doutoranda Maria Goreti Cruz.

Portugal
Hospital São João em Porto

Profas. Ariane Avelar, Eliana Pinheiro e Maria Magda Balieiro, expandiram atividades da residência em enfermagem neonatal, com encaminhamento de estudantes do Programa de Residência Enfermagem Neonatológica para esta instituição; durante o ano de 2018 foram encaminhadas duas discentes para estágio de 30 dias. Residentes têm sido, posteriormente, absorvidas no PPGE e parcerias de pesquisa estabelecidas com o Hospital e Professores da Universidade do Porto, após visita realizada em 2017 pela DP Ariane Avelar para firmar parcerias. Duas das egressas dessa atividade já são alunas de mestrado matriculadas no PPGE em 2018 e outras duas serão matriculadas em 2020.

Portugal
Instituto Superior de Saúde de Viseu

Em maio de 2018, foi assinado pela Magnífica Reitora da Unifesp um acordo de cooperação acadêmica entre a EPE e o Instituto Superior de Saúde de Viseu, Portugal, cujos objetivos são: I) a promoção de atividades de intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós - graduação para realização de cursos, seminários, estágios e atividades acadêmicas nos cursos de graduação e pós graduação de interesse comum; II) o incentivo a implementação de programas, eventos, cursos e demais atividades científicas e/ou educacionais para seus docentes, pesquisadores e corpo discente; III) o estímulo no planejamento, desenvolvimento e condução de projetos e/ou iniciativas de pesquisa de interesse recíproco, com o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas conjuntas. Em outubro de 2018, os Profs. Alexandre Balsanelli e Isabel Cunha estiveram em missão em Viseu para realização de reunião com os diretores desta instituição. O objetivo foi estabelecer acordo de intencionalidade visando a futura realização de programa de pós doutoramento entre as duas escolas. Em junho de 2019, os Profs. Ariane Avelar e Alexandre Balsanelli realizara missão e visita técnica ao Instituto Superior Politécnico de Viseu, para ajustes no edital para Pós Doc internacional para os doutores do Instituto que será iniciado no início de 2020 e estabelecimento de parcerias em projetos interinstitucionais.

Portugal
Universidade de Coimbra

A aluna Fabianne de Jesus Dias de Sousa realizou em 2017 doutorado sanduíche, sob orientação da Profa. Mônica Gamba e supervisão das Profs. Anabela Mota Pinto e Catarina Resende de Oliveira. A doutoranda apresentou trabalho no Ageing Congress Internacional 2018 em Coimbra (Portugal) com publicação em parceria com pesquisadores nacionais Mônica Gamba e Lúcia Takase (UFPA), e parceiros internacionais Catarina Isabel Neno Oliveira, Anabela Mota Pinto e Vitor Rodrigues (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra). As publicações decorrentes desta parceria foram na Revista Cuidarte e Revista Reuol.

Reino Unido
King´s College London

Profa. Kelly Coca tem parceria com a Dra. Yan-Shing Chang, docente da Escola de Enfermagem e Obstetrícia da King´s College London por meio do projeto Impacto do estado nutricional da mulher no ciclo gravídico puerperal na alimentação infantil, que envolve as pesquisadoras Cristiane Griffin e Lucíola de Castro, aprovadas no processo seletivo do programa de pós-graduação em enfermagem em 2019 e 2018 respectivamente. Além disso, a Dra. Yan-Shing também faz parte do projeto “Development of a randomized clinical trial protocol in the management of nipple pain with different low intensity laser irradiation for breastfeeding women with nipple damage! como colaboradora.

Suécia
Division of Nursing | Department of Neurobiology, Care Sciences and Society, Karolinska Institutet

A Profa. Camila possui parceria com Profa Nana Waldréus para a realização do estudo que será o mestrado da aluna em período probatório Fabiana Lourenço. Os resultados parciais foram apresentados no III Fórum Internacional de Enfermagem e publicados nos anais deste evento.

Suíça
Universidade de Basel

Profas. Bartira e Janine possuem parceria com a Profa. Sabina de Guest e desenvolveram projeto multicêntrico internacional denominado Projeto BRIGHT-Projeto Building Research Initiative Group, cujo objetivo é a mensuração de adesão após transplante cardíaco em 11 países, em que foi publicado artigo na Resvista Latino-americana de Enfermagem e está sendo finalizado o segundo. Profa. Sabina de Guest foi uma das palestrantes do Workshop-Produção científica dos 10 anos do GEDOTT.

Outras atividades de intercâmbio internacional ocorrem de maneira não presencial em atividades desenvolvidas pela internet e notadamente organizadas nos grupos de pesquisa, neste contexto destaca-se um destes grupos internacionais, por ser voltado para a pós-graduação, o PICU NURSING SCIENCE LIST é um grupo de debates organizado pela Profa. Martha Curley da Nursing School of University of Pennsylvania, que reúne pesquisadores, doutorandos e enfermeiros intensivistas pediatras de todos os continentes com o objetivo de discutir aspectos prioritários e relevantes para a pesquisa e prática do cuidado intensivo pediátrico, com apresentação prioritariamente de projetos de doutorado. A Universidade aderiu ao PAEC e o PPGE disponibilizou duas bolsas para 2020, maiores informações em outros tópicosdeste relatório. Destaca-se ainda, que a Profa. Mônica Taminato possui parceria com a Hosting of Best Evidence Medical Education International Collaboration Centre(BICC) e com Best Evidence Medical Education(BEME).


 

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