Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa 480x260

O Programa de Pós Graduação em Enfermagem agrega mais de 20 Grupos de Pesquisa. 

Cuidar-te: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre as ações de promoção à saúde, cuidados com a integridade cutâneo mucosa e incapacidades funcionais

  

As pesquisas geradas pelo Núcleo Cuidar-te tem permitido compreender a Atenção à Saúde na perspectiva das Políticas Públicas, colaborando para formar equipes que atuam nas vulnerabilidades sociais, promoção de saúde, na atenção básica e ambulatórios de especialidades procurando desvelar e interferir nos determinantes do processo saúde doença cuidado, principalmente nas condições crônicas e doenças negligenciadas.

Líder(es)

Mônica Antar Gamba - Luiza Hiromi Tanaka

Contato

antar.gamba@unifesp.br | www.necuidarte.blogspot.com.brgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Ensino e Pesquisa em Pós-parto e Aleitamento Materno (GEPAM)

  

O GEPAM/UNIFESP tem por missão promover discussões das evidências científicas e projetos de pesquisa acerca da interdisciplinariedade na assistência à mulher, criança e família no período pós-parto, aleitamento materno, alimentação no primeiro ano de vida, saúde mental na perinatalidade e parentalidade, além da tecnologia relacionada ao leite humano.

Líder(es)

Ana Cristina Freitas de Vilhena Abrão - Erika de Sá Vieira Abuchaim

Contato

erika.vieira@unifesp.brgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos em Enfermagem Obstétrica (CENFOBS)

  

O CENFOBS -Grupo de Estudos em Enfermagem Obstétrica nos seus vinte anos de funcionamento vem desenvolvendo pesquisas no campo da enfermagem obstétrica de forma colaborativa com outras universidades e instituições públicas e privadas,e promovendo eventos científicos destinados ao intercâmbio e difusão do conhecimento na área. Com o propósito de formar recursos humanos na área, o Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, reconhecido pelo Conselho Federal de Educação sob a Portaria 61/93 foi oferecido durante 25 anos, e atualmente é oferecido sob a forma de residência, além do Curso de Cuidado Pré-Natal, oferecido na modalidade à distância (EAD).

Líder(es)

Maria Cristina Gabrielloni - Márcia Barbieri

Contato

crisgabrielloni@gmail.comgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudo em Práticas e Educação Baseadas em Evidências

  

O Grupo de Estudos em Práticas e Educação Baseadas em Evidências: GEPEBE tem por objetivos contribuir para desenvolvimento e aprimoramento de duas áreas interligadas: a Assistência e a Educação em Saúde. Os integrantes, pesquisadores, profissionais e estudantes, têm por referência a Prática Baseada em Evidências, como um campo para a qualificação da assistência, da educação em saúde e da formação e aprimoramento profissionais. Os Projetos de Pesquisa que estão no escopo da criação do GEPEBE buscam atender às seguintes demandas científicas: - desenvolvimento e avaliação de modelos educativos para o autogerenciamento de pacientes com doenças crônicas; - desenvolvimento, aprimoramento e avaliação de metodologias ativas de ensino; - aprimoramento de processos avaliativos na Educação em Enfermagem; - desenvolvimento e aprimoramento de tecnologia educacional para o Ensino da Enfermagem; - desenvolvimento de protocolos educativos assistenciais à pacientes oncológicos.

Líder(es)

Edvane Birelo Lopes De Domenico - Cristiane Decat Bergerot

Contato

domenico.edvane@unifesp.brgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG);

  

O GEPAG propõe-se a realizar estudos e pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e no Gerenciamento de Enfermagem,objetivando o fortalecimento destas áreas de pesquisa na instituição e fora dela, buscando articulação da graduação com a pós-graduação.Os pesquisadores do grupo vem desenvolvendo estudos na linhas de pesquisa buscando integrar os alunos de diferentes níveis de ensino, articulando a teoria com a prática.

Líder(es)

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha - Alexandre Pazetto Balsanelli

Contato

gepag.unifesp@gmail.comgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudo, Pesquisa e Assistência Sistematização da Assistência de Enfermagem (GEPASAE)

  

O GEPASAE reúne docentes e discentes em torno da temática processo e classificações de enfermagem. Dissemina o conhecimento construído por meio das atividades de assistência, ensino e pesquisa. Formamos alunos de diferentes regiões do país. Mantemos cooperação de pesquisa com a Universidades de Iowa e Nova York. Divulgação dos nossos estudos em eventos e periódicos de impacto nacionais e internacionais, propiciam contato permanente com pesquisadores. Recebemos da NANDA prêmio pelo avanço internacional dos diagnósticos de enfermagem. Admitidos como Fellow baseado nas excelentes contribuições para a enfermagem e o avanço da linguagem e significante potencial para continuar contribuindo para a enfermagem e a NANDA-Internacional. Recebemos prêmios nacionais, editamos livros, capítulos e vídeos que são referências para o ensino. Realizamos eventos, recebemos pesquisador visitante internacional, enviamos doutorandos para o exterior, aproximando alunos e pesquisadores internacionalmente.

Líder(es)

Alba Lucia Bottura Leite de Barros - Juliana de Lima Lopes

Contato

barros.alba@unifesp.brgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação de Qualidade em Serviços de Saúde e Enfermagem (GEPAV-SE)

  

O grupo tem como proposta estudar, discutir, apoiar e desenvolver estudos e pesquisas em avaliação da qualidade em serviços de saúde e enfermagem tendo como foco congregar pesquisadores, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), especialização e graduação bem como, profissionais interessados em desenvolver e publicar pesquisas que visem a melhoria continuada em serviços de saúde e enfermagem. Para tanto, propõe-se realizar eventos para aprofundamento do conhecimento na área, estudando os processos de avaliação, metodologias de certificações, legislação, auditorias, indicadores de qualidade e outros assuntos que sejam de interesse do grupo nessa área.

Líder(es)

Maria D'Innocenzo

Contato

mdinnocenzo@unifesp.br  grupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq)

  

GEBrinq é um grupo multidisciplinar e interinstitucional que se propõe a desenvolver estudos, eventos, assessoria e prática assistencial propriamente dita, relativa à utilização do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico e outras atividades lúdicas nas diferentes situações de assistência à criança e sua família, visando a qualidade dessa assistência, fundamentada na humanização, respeito, conhecimento científico, e compromisso com a assistência atraumática. Compõem esse grupo pesquisadores da UNIFESP, UnG, UNICAMP UFSM e IIEP Albert Einsten. Repercussões: desenvolvimento de pesquisas sobre utilização de diferentes atividades lúdicas na assistência à criança e família, ensino dessa prática e vivências de profissionais que o utilizam, gerando teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso; participação em comissões institucionais, de humanização e assessorias de implantação de atividades lúdicas.

Líder(es)

Circéa Amalia Ribeiro - Fabiane de Amorim Almeida

Contato

caribeiro@unifesp.br  grupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos (GEDOTT)

  

O grupo de estudos e pesquisas compromete-se com o desenvolvimento de iniciação científica nos cursos de graduação, da residência multiprofissional e da pós graduação senso strictu. A criação do curso de especialização em doação e transplante de órgãos e tecidos (1° do Brasil) e posteriormente a abertura da Residência Multiprofissional em Captação e Transplante consolidaram ainda mais a linha de pesquisa. Atualmente temos parceria internacional com a Universidade de Basel (Suíça) e George Washington Hospital, com Dra Linda Ohler. A produção científica nos últimos anos é evidenciada pelo currículo dos integrantes do grupo de pesquisa, e pelo número de alunos formados na residência, no mestrado e doutorado.

Líder(es)

Bartira de Aguiar Roza - Janine Schirmer

Contato

bartira.roza@unifesp.br  grupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia

  

Há mais de dez anos que componentes do GEPE vem trabalhando sob a linha de pesquisa Determinantes do Processo Saúde Doença, inclusive suas teses de mestrado e doutorado. Sob a orientação do Coordenador do GEPE e mais recentemente do segundo líder do grupo, já foram defendidas 18 teses de Mestrado e três de Doutorado, e vários trabalhos de final de Curso de Especialização. Nos últimos dez anos membros do GEPE tem tido bolsa de produtividade e auxílio pesquisa das agências : CNPq e FAPESP. O membro Coordenador do Grupo é pesquisador 1A do CNPq. Tem sido publicados trabalhos dos membros do GEPE em revistas indexadas nacionis e internacionais. Os membros do GEPE são responsáveis por várias disciplinas no Curso de Graduação em Enfermagem e por Cursos de Especialização e na Pós-Graduação. Podemos citar : as disciplinas de Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica, Epidemiologia Hospitalar na Graduação, os Cursos de Especialização em Epidemiologia Hospitalar e Centros Diagnósticos.

Líder(es)

Lucila Vianna - Dulce Aparecida Barbosa

Contato

lvianna13@gmail.comgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudo e Pesquisa Família e Comunidade (GEPFAC)

  

O grupo de estudos e pesquisa familia e comunidade vem desenvolvendo pesquisas relacionadas com o tema família, casal e comunidade em seu ambito geral envolvendo os diversos momentos do ciclo vital e contextos. Tem produzido artigos para encaminhamento em revista de reconhecimento científico e apresentação de resultados total e parcial de pesquisas em eventos nacionais e internacionais. Tem ainda promovido eventos científicos na área e parceria com Instituições com financiamento de bolsa de pesquisa. Ainda tem feito parceria e consultoria com Prefeituras do Estado de São Paulo, Pindamonhangaba e Diadema com secretaria de saúde e educaçao, e participa do grupo de pesquisadores Natura/FAPESP.

Líder(es)

Ana Lucia de Moraes Horta

Contato

analuciahorta18@gmail.comgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saúde Mental

  

Este grupo de pesquisa é interdisciplinar e interprofissional. Tem por objetivos desenvolver estudos e pesquisas na área de Saúde Mental, considerando-se as especificidades e os aspectos multifatoriais do sofrimento psíquico, e instrumentalizar graduandos e pós-graduandos da área das Ciências da Saúde para uma atitude crítica investigativa para a construção de reflexões teóricas com aplicabilidade prática e relevância social. Está inserido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo por meio de disciplinas ofertadas e orientações junto a linha de Pesquisa de Fundamentos Teóricos e Práticos da Enfermagem na dimensão da Saúde Coletiva, na graduação e na pós-graduação - lato e strictu sensu. Tem por destaque os estudos e pesquisas nas sub-áreas de Políticas Públicas de Saúde, Sofrimento psíquico e Assistência em Saúde Mental. Os membros do grupo têm vasta experiência na prática da assistência e docência na área de Saúde Mental.

Líder(es)

Joao Fernando Marcolan

Contato

jfmarcolan@unifesp.brgrupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudos Enfermagem em Nefrologia

  

Os componentes deste grupo vem trabalhando na linha de pesquisa Cuidado na Dimensão em Saúde Coletiva inclusive orientando teses de Mestrado e Doutorado na área de Enfermagem e Nefrologia. Todas as pesquisas realizadas tanto da área clínica quanto as de área básica tem sido apresentadas em congressos e publicados e periódicos nacionais e internacionais. Todos os docentes envolvidos são responsáveis por disciplinas da graduação e pós-graduação (sensu lato e sensu stricto) pertinentes a área. A partir de 1998 oferecemos o Curso de Especialização em Enfermagem em Nefrologia, que oferece aos enfermeiros da área uma possibilidade de atualização e pesquisa permanente. Os pesquisadores mantém estreita relação de trabalho com pesquisadores de outras Universidades (USP São Paulo, e USP Ribeirão Preto) e de outros departamentos da UNIFESP.

Líder(es)

Dulce Aparecida Barbosa - Angélica Gonçalves Silva Belasco

Contato

dulce.barbosa@unifesp.br  grupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudo em Puericultura

  

O Grupo de Estudo em Puericultura tem por finalidade realizar estudos sobre a infância, contemplando a criança, o adolescente e sua família. Acredita-se que ações de promoção, prevenção e intervenção à saúde pautados no desenvolvimento humano, são fundamentais para a construção do cuidado humanizado e para melhoria da qualidade da assistência nos contextos domiciliar, educacional, ambulatorial e hospitalar. Desta forma, o GRUEP vem tornando possível a articulação da pesquisa com o ensino e com a assistência/extensão, com repercussões presentes na formação profissional, no cuidado à saúde da população e na produção e disseminação de conhecimento. Vale ressaltar que, na consecução de suas atividades, o grupo comporta membros de diferentes formações profissionais que atuam em espaços diversificados, fazendo interface com a educação infantil.

Líder(es)

Conceição Vieira da Silva-Ohara - Priscila Costa

Contato

csilvaunifesp@gmail.com  grupos pesquisa cnpq

Grupo de Estudo e Pesquisa em Simulação em Saúde

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Simulação reúne docentes e discentes e tem como foco a discussão de estudos voltados para a Simulação Clínica das várias áreas profissionais. Dissemina o conhecimento construído por meio das atividades de assistência, ensino e pesquisa. 

Líder(es)

Juliana de Lima Lopes - Tânia Arena Moreira Domingues

Contato

juliana.lima@unifesp.brgrupos pesquisa cnpq

Grupo de estudo e pesquisa em trauma: emergência e cuidados intensivos

  

Este grupo, primariamente, foi constituído em torno de projetos de pesquisa cujo campo específico do conhecimento envolvia a mensuração da gravidade do trauma. Atualmente, agrega pesquisadores que desenvolvem estudos relacionados ao processo de cuidar do paciente adulto crítico em situação de emergência e em cuidados intensivos. Os projetos de pesquisa em trauma abrangem desde a fase pré-hospitalar até a reabilitação, com foco em indicadores de qualidade, morbidade e mortalidade hospitalar e índices de gravidade do trauma. Os estudos sobre o paciente crítico em situação de emergência e em cuidados intensivos têm como foco a análise de intervenções de enfermagem e seus efeitos nos resultados clínicos, considerando a segurança do paciente e a qualidade do cuidado. Além disso, desenvolve estudos metodológicos de validação de instrumentos de avaliação de risco para lesão por pressão, carga de trabalho e mensuração da gravidade do trauma e capacidade funcional.

Líder(es)

Iveth Yamaguchi Whitaker - Ruth Ester Assayag Batista

Contato

iveth.whitaker@unifesp.brgrupos pesquisa cnpq

 

Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente (NECAd)

  

O Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente - NECAd tem como foco realizar pesquisas sobre o cuidado da criança, adolescente e família em situações de doença e hospitalização, por meio da aplicação de diferentes referenciais teórico-metodológicos que possibilitem a fundamentação do pensar e agir do enfermeiro. Realizações: 2009- I Workshop sobre Cuidado Centrado na Familia- CCF; 2010- Evento sobre crenças da família relacionadas a doença,com a participação das professoras Lorraine Wright da University of Calgary- Canadá e Margareth Angelo da Escola de Enfermagem da USP; 2013- II workshop com o objetivo de identificar estratégias para o ensino deste modelo de cuidado; 2014-aprofundamento teórico sobre o Modelo de Cuidado Centrado na Família. 2015- 2016 desenvolvimento de instrumentos de medida de fenômenos subjetivos e organização de evento II Encontro de Enfermagem Neonatológica,em parceria com o Departamento de Enfermagem Pediátrica da UNIFESP.

Líder(es)

Myriam Aparecida Mandetta - Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro

Contato

mpettengill@unifesp.br  grupos pesquisa cnpq

Núcleo de estudo e pesquisa sobre saúde, políticas públicas e sociais

  

Este grupo é interdisciplinar e interprofissional. Objetiva(1) desenvolver estudos e pesquisas sobre as Políticas Públicas e Sociais nas áreas da saúde e educação; (2) instrumentalizar graduandos e pós-graduandos da área das ciências da saúde para desenvolver uma atitude crítica investigativa que permita a realização de construções e reflexões teóricas com aplicabilidade prática e relevância social; (3) contribuir com a formação de profissionais sobre o cuidado na dimensão coletiva. Está inserido nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo por meio de disciplinas oferecidas e orientações realizadas junto a linha de pesquisa Cuidado em enfermagem e saúde na dimensão coletiva - na graduação e pós-graduação strictu senso. Possui o Programa de extensão "Com-Unidade: Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos" composto pelos projetos Saber Cuidar, Periferia dos Sonhos, A Cor da Rua e Envelhecer com Arte.

Líder(es)

Luiza Hiromi Tanaka - Elisabeth Niglio de Figueiredo

Contato

elisabeth.niglio@unifesp.br; |  grupos pesquisa cnpq

Laboratório de Pesquisas em Tecnologia e Inovação em Saúde - LAP eTIS

O grupo pretende contribuir para o fortalecimento do trabalho em saúde por meio de recursos tecnológicos embasados em evidência científica. Desenvolver projetos de pesquisas com alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado e pós-doutorado. Promover estudos multicêntricos/internacionalidade com a proposta/implementação a participação, intercâmbio de alunos da graduação e pós-graduação. Incitar a parceria multiprofissional e interinstitucional com a finalidade em ampliar as discussões de dados, contribuindo para fornecer resultados relevantes em benefício aos sujeitos da pesquisa Viabilizar a integração ensino-serviço e a interdisciplinaridades profissionais de diferentes instituições e a formação de recursos humanos. Fortalecer a participação nos projetos entre as instituições parceiras. Avaliar, comparar dispositivos tecnológicos com o intuito de proporcionar técnicas, procedimentos embasados em evidência científica. Validar os protocolos assistenciais com o maior rigor metodológico para serem utilizados no Brasil e em outros Países, constituindo-se em uma tecnologia de trabalho para os profissionais da saúde.


Líder(es)

Regimar Carla Machado

Contato

regimarmarchado@gmail.com

grupos pesquisa cnpq

Segurança, Tecnologia e Cuidado - Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa (SEGTEC)

O grupo de pesquisa da Unifesp agrega pesquisadores e alunos e equipe técnica de diferentes instituições envolvidos no desenvolvimento de investigações cujas linhas de pesquisa envolvem a promoção da segurança do paciente que recebe cuidados de enfermagem, com direcionamento para estudos clínicos, de intervenção, experimentais e de resultados em: enfermagem em cuidados intensivos pediátricos e neonatais; estudos de segurança em saúde e segurança do paciente; terapia intravenosa, intravascular e medicamentosa em pediatria e outros grupos etários; estudos com famílias de crianças em cuidados intensivos ou especializados de enfermagem e de práticas e resultados do cuidado de enfermagem pediátrica e neonatal. Tem como campos de pesquisa cenários clínicos e o Laboratório de Experimentos de Enfermagem (LEEnf), da Disciplina de Cuidados Clínicos, Cirúrgicos e Intensivos, do Depto de Enfermagem Pediátrica, da EPE-Unifesp, coordenado por pesquisadores do SEGTEC.


Líder(es)

Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira - Maria Angélica Sorgini Peterlini

Contato

segtec@unifesp.brgrupos pesquisa cnpq

 

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo  •  Rua Napoleão de Barros, 754 - 2° Andar - Vila Clementino  •  04024-002 São Paulo - SP

posgraduacao.epe@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.