Linhas de Pesquisa

Área: Ciências da Saúde – Capes • Ciências da Vida – CNPq

Selecione Linha de Pesquisa para descrição:

Linha de Pesquisa: Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde

Compreende pesquisas direcionadas ao estudo do cuidado de indivíduos e grupos, de seus problemas e de suas necessidades de saúde. Derivam de questões identificadas na prática clínica e na busca de respostas e teste de intervenções que resolvam tais questões, por meio de aplicação de técnicas indutivas, dedutivas e instrumentais de investigação. Também engloba pesquisas relativas à análise dos efeitos das ações e intervenções de enfermagem nos resultados clínicos e nas repostas humanas ao processo de saúde-doença. Esta linha tem como campo de investigação:

Cuidado Clínico no Ciclo Vital
Compreende estudos relativos ao cuidado de enfermagem entendido como conjunto de atitudes e ações fundamentadas em conhecimentos sistematizados e utilização de tecnologias com a finalidade de promover e prestar assistência de enfermagem centrada nas necessidades individuais e integrais do paciente e família, a fim de conhecer, favorecer, manter ou melhorar a condição de saúde, promovendo o alívio do sofrimento e a dignidade humana no ciclo vital.

Linha de Pesquisa: Cuidado em Enfermagem e Saúde Coletiva

Inclui pesquisas que tem como objeto de investigação a saúde como fenômeno social de interesse público, por meio do diálogo entre as ciências humanas e da saúde e que são direcionadas ao cuidado prestado a indivíduos nos grupos sociais, na dimensão do campo do saber e práticas da saúde coletiva. Entende a saúde como um fenômeno social, de interesse público, no qual há indissociabiliadade entre a clínica, a epidemiologia e as ciências humanas e sociais. Esta linha tem como campos de investigação:

Determinantes do processo saúde-doença
Tem por pressuposto epistemológico trabalhar com segmentos populacionais utilizando determinantes socioeconômicos, biológicos, ambientais e clínicos relacionando-os ao processo saúde-doença-cuidado. Desenvolve estudos epidemiológicos que subsidiam a avaliação das medidas de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e agravos, com a finalidade de conhecer a população e reconhecer medidas, indicadores e ações de vigilância à saúde, contribuindo com políticas públicas e sociais.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a Saúde e Enfermagem
Utiliza teorias do campo das ciências humanas e sociais para compreender fenômenos relacionados à subjetividade humana e/ou relações sociais, considerando os aspectos simbólicos e imaginários da diversidade e identidade humanas, a cidadania e a inclusão/ exclusão social, a saúde-doença-cuidado e suas interpretações. Resgata pensadores clássicos refletindo sobre a produção do conhecimento contemporâneo, suas tendências e objetos.

Cuidado no contexto da promoção da saúde

Compreende estudos relativos ao cuidado humano prestado a indivíduos nos grupos sociais, nos diferentes equipamentos de saúde, sociais e de ensino, com ênfase na promoção da saúde. Esse cuidado é entendido como forma de expressão e relacionamento com o outro, na perspectiva do respeito pelas pessoas, pelo mundo e pelo viver com dignidade.

Linha de Pesquisa: Gestão, Gerenciamento e Educação em Enfermagem e Saúde

Desenvolve estudos que utilizam teorias, processos e instrumentos da administração na gestão de serviços de saúde e enfermagem, gerenciamento de recursos para a prestação da assistência, avaliação de serviços. Abrange também pesquisas sobre educação em enfermagem e saúde e os processos de trabalho da enfermagem. Esta linha tem como campos de investigação:

Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem
Compreende estudos fundamentados na história, teorias, conceitos e instrumentos da administração aplicados à gestão de serviços, ao gerenciamento de recursos, aos processos de trabalho da enfermagem e à avaliação de serviços e modelos de acreditação.

Políticas, Práticas e Tecnologia de Educação em Saúde e Enfermagem
Abarca estudos cujo objeto de investigação contempla a interface entre a saúde e a educação, tanto nas práticas educativas voltadas para promoção da saúde, quanto nas vinculadas às políticas e ao processo de formação profissional em saúde e enfermagem, englobando também a educação permanente e utilização de tecnologias.

Linha de Pesquisa: Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde

Compreende estudos sobre os fundamentos filosóficos, teorias e conceitos, que orientam as diferentes dimensões do cuidar em enfermagem; o desenvolvimento e utilização de métodos, processos e tecnologias para a implementação do cuidado de enfermagem no processo saúde/doença no ciclo vital, em âmbito individual e coletivo. Esta linha tem como campos de investigação:

Processo de cuidar em Enfermagem
Estudos sobre a construção e validação de modelos conceituais e teorias concernentes à saúde e enfermagem, operacionalização do processo de cuidar e, o desenvolvimento e utilização de métodos, instrumentos e tecnologia para a implementação do cuidado de enfermagem.

Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde e Enfermagem
Estudos sobre teorias, princípios e processos de produção e desenvolvimento de sistemas de informação e de comunicação no ensino, assistência, pesquisa e gestão em saúde e enfermagem.

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo  •  Rua Napoleão de Barros, 754 - 2° Andar - Vila Clementino  •  04024-002 São Paulo - SP

posgraduacao.epe@unifesp.br