Orientações Gerais

Orientações Gerais aos alunos e interessados do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.


- Ingresso e Critérios de Seleção


 - Proficiência em Língua Inglesa


- Matrícula em Disciplinas


Bancas

Calendário para entrega de bancas na Secretaria de Pós-Graduação em Enfermagem - 2022.

 

Calendário de recebimento de Bancas

Entrega Secretaria do Programa

Análise Coordenação de Linha

 Homologação CEPG

Entrega para a Câmara de Pós- Graduação Aprovação Câmara de Pós- Graduação
06/01/2022 07/01/2022 (ad referendum) 10/01/2022 (ad referendum)
24/01/2022 25/01 a 27/01 01/02/2022 07/02/2022 16/02/2022
28/02/2022 01/03 a 03/03 (ad referendum) Reunião 08/03/2022 07/03/2022 16/03/2022
28/03/2022 29/03 a 31/03 05/04/2022 07/04/2022 13/04/2022
25/04/2022 26/04 a 28/04 03/05/2022 09/05/2022 18/05/2022
30/05/2022 31/05 a 02/06 07/06/2022 13/06/2022 22/06/2022
27/06/2022 28/06 a 30/06 05/07/2022 11/07/2022 20/07/2022
25/07/2022 26/07 a 28/07 02/08/2022 08/08/2022 17/08/2022
29/08/2022 30/08 a 01/09 06/09/2022 12/09/2022 21/09/2022
26/09/2022 27/09 a 29/09 04/10/2022 10/10/2022 19/10/2022
24/10/2022 25/10 a 27/10 01/11/2022 07/11/2022 16/11/2022

 28/11/2022

29/11 a 01/12

(ad referendum) Renião 06/12/2022

05/12/2022

14/12/2022

 

 

 Importante: Informamos que as cartas convite são emitidas após a homologação na Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPE-Unifesp.


Resolução relativa Composição de Bancas de 18/11/2020

Normatização de Sessões de Julgamento de teses e dissertações


Exame de Qualificação

Critérios para a Constituição da Comissão Julgadora

1. É obrigatório um membro externo à Unifesp na composição da comissão julgadora.

2. Os dois membros da Unifesp não deverão pertencer ao mesmo Programa e ou Grupo de Pesquisa do orientador.
3. Todos poderão ser de outras Instituições.
4. O orientador é membro da Banca Examinadora do Exame de qualificação.

Documentos necessários:

Ofício de banca de qualificação preenchido.

Tempo de apresentação e arguição do Exame de Qualificação:

- O aluno terá até, no máximo, 30 minutos de apresentação.

- Cada membro da banca terá 20 minutos para arguir e o aluno terá o mesmo tempo para responder.


Defesa de Mestrado

Critérios para a Constituição da Comissão Julgadora

1. É obrigatório um membro externo à Unifesp na composição da Comissão Julgadora de Dissertação de Mestrado, não pertencente ao corpo de orientadores do Programa ou grupo de pesquisa do orientador.

2. No caso de dois membros pertencerem à Unifesp, não poderão ser do mesmo Programa ou grupo de pesquisa do orientador.

3. Todos poderão ser de outras Instituições.

4. No caso de dois membros pertencentes à Unifesp, o suplente deverá ser externo.

Para defesa pública:

O orientador não compõe a Comissão Julgadora de Dissertação de Mestrado.
O orientador deverá conduzir a sessão.
O orientador deverá se ausentar durante o processo de emissão do parecer.

Documentos necessários:

- Comprovante do aceito do Comitê de ética em pesquisa
- Capa da dissertação 
- Resumo
- Relatório de similaridade
- Comprovante de realização do PAD para bolsistas demanda social da CAPES
 
Tempo de apresentação e arguição

- O aluno terá entre 30 a 40 minutos de apresentação.

- Cada membro da banca terá 30 minutos para arguir e o aluno terá o mesmo tempo para responder.

 


Defesa de Doutorado

Critérios para a Constituição da Comissão Julgadora

1. Na composição da Comissão Julgadora da tese de Doutorado, além do Orientador, somente 1 (um) dos membros titulares poderá pertencer ao Programa de Pós-Graduação em que estiver matriculado o candidato.
2. Pelo menos 2 (dois) dos membros deverão ser externos à Universidade Federal de São Paulo e não pertencentes ao corpo de Orientadores do Programa de Pós-Graduação, bem como, ao Grupo de Pesquisa ou Departamento de vínculo do orientador.
3. Todos poderão ser de outras Instituições.
4. A Comissão Julgadora da tese de Doutorado será constituída por 2 (dois) membros suplentes, sendo que 1 (um) deles deverá ser externo à Universidade Federal de São Paulo e não pertencente ao corpo de Orientadores do Programa de Pós-Graduação, ao Grupo de Pesquisa ou Departamento de vínculo do orientador.

Documentos necessários:

- Comprovante do aceito do Comitê de ética em pesquisa
- Capa da tese 
- Resumo
- Relatório de similaridade
- Comprovante de realização do PAD para bolsistas demanda social da CAPES
 

Tempo de apresentação e arguição

- O aluno terá entre 30 a 40 minutos de apresentação.

- Cada membro da banca terá 30 minutos para arguir e o aluno terá o mesmo tempo para responder.

Como obter login e senha da intranet

Alunas(os) regularmente matriculadas(os) no Programa podem obter o login e senha da intranet da Unifesp seguindo estes passos:

1 – acesse o site https://intranet.unifesp.br/ 

2 – Click em Cadastre-se; 

3 – Leia o termo que será apresentado e click em “Concordo” caso esteja de acordo com os termos informados 

4 – Preencha o formulário que será apresentado e click no botão “Enviar”; 

5 – Selecione um usuário da lista; 

6 – Crie uma senha obedecendo a normativa informada 

 

Em caso de problemas com sua senha ou login da intranet entre em contato com o suporte da TI: (11) 3385 4242.

Você também poderá abrir um chamado pelo SUA UNIFESP, através do <https://atendimento.unifesp.br/>, ou então utilizar o catálogo de serviços pelo site <https://sua.unifesp.br/>, clicando em <Tecnologia da Informação>. 

Consulta de créditos, histórico parcial e outras informações acadêmicas

Alunas(os) regularmente matriculadas(os)  no Programa podem consultar seus créditos, histórico parcial e outras informações acadêmicas, através do site <https://siiu.unifesp.br/login>, utilizando login e senha da intranet.

Contabilização de Créditos

Instrução Normativa do PPGE-EPE/Unifesp - 07 de junho de 2022 

Dispõe sobre a atribuição de créditos para alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Acesse aqui.

Disciplinas instrumentais para alunos do PPGE-EPE/Unifesp

Disciplinas instrumentais para alunos do mestrado e do doutorado (apenas os que não realizaram o mestrado no PPGE-EPE/Unifesp) do PPGE-EPE/Unifesp:

- Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Quantitativa (comumente oferecida no 1º semestre de cada ano)

- Elaboração de Artigos Científicos e Análise de Periódicos Científicos (comumente oferecida no 1º e 2º semestre de cada ano)

Disciplina instrumental para alunos do doutorado do PPGE-EPE/Unifesp:

- A Pós-Graduação e a Construção do Conhecimento na Enfermagem (comumente oferecida no 2º semestre de cada ano)

Emissão de crachá para alunos regularmente matriculados no PPGE-EPE/Unifesp

Diante da necessidade de iniciativas que sejam sustentáveis e que permitam diminuir os custos operacionais, limitados por conta dos cortes orçamentários impostos à Unifesp, a ProPGPq recomenda que nosso alunado, corpo de pesquisadores e corpo docente adotem o "crachá eletrônico"  em substituição ao "crachá físico". 
 
O Crachá eletrônico está disponível no APP Unifesp, disponível nas lojas dos aplicativos. 
 
Para isso, basta ir até a "play store" do celular e baixar o aplicativo como mostra o print abaixo:
 
 
image.png
Na sequência é necessário cadastrar as informações pessoais, logar na intranet para liberação do smartphone, e o "crachá virtual" será habilitado.
 
Lembramos que o "crachá virtual" possui as mesmas funcionalidades que o físico e permite ainda atualizações a respeito do restaurante universitário, vínculo institucional, notícias, eventos, destaques e outros da Universidade e tem valor legal.
 
Comunicado da ProPGPq de 06/09/2022

E-mail institucional

Alunas(os) regularmente matriculadas(os)na Unifesp têm direito ao e-mail institucional (@unifesp). Para obtê-lo acesse <https://intranet.unifesp.br/?INtopico=41>.

Rematrícula e comprovação de esquema vacinal contra a Covid-19 (2022)

Todo ano, segundo Regimento Interno da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), todos os pós-graduandos e pesquisadores pós-doc precisam realizar a rematrícula no Programa de Pós-Graduação. Este processo envolve 3 etapas:

1) Preenchimento do Questionário de Cobertura Vacinal e envio de documento comprobatório

Para acesso ao sistema de rematrícula será necessário realizar o preepreenchimento do Questionário de Cobertura Vacinal (https://quest-vacinal.siiu.unifesp.br/ - por meio do login de usuário e senha da Intranet-Unifesp) e o envio de documento comprobatório (Certificado/Carteira de Vacinação Covid-19 ou Atestado Médico), conforme  Resolução n° 218/2022,  do Conselho Universitário da Unifesp e a Instrução Normativa 01/2022 da Propgpq.

Fique atento(a) aos documentos que serão aceitos. Segundo a Instrução Normativa 01/2022 da Propgpq são:

I. Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 expedido pela Plataforma Conecte SUS, Poupatempo Digital ou outras plataformas oficiais; ou, na hipótese de indisponibilidade,

II. Cópia de comprovante/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelo órgão/instituição de saúde responsável pela aplicação da vacina.

III. Não vacinados/as, deverão anexar Atestado Médico de contra indicação explícita da aplicação da vacina, assinado por profissional habilitado/a para o exercício da medicina.

IV. Não vacinados/as por decisão própria ou com esquema vacinal incompleto, sem Atestado Médico, conforme indicado no item III, deverão preencher o Anexo I e anexá-lo.

 

2) Rematrícula no site da ProPGPq

Após o envio do questionário de Cobertura Vacinal, você terá acesso ao sistema de rematrícula através do link:  https://remat.unifesp.br/pos-grad/, conforme Instrução Normativa 02/2022 publicado em 28 de março de 2022.

 

3) Preenchimento da Ficha de Acompanhamento

No PPGE-EPE/Unifesp, além das etapas descritas acima, também é necessário que todos os alunos e pesquisadores pós-doc preencham a Ficha de Acompanhamento, que será validada por seu orientador/supervisor.  Acesse através do link:  https://forms.gle/KgSwSTSBGUU7UYyv7

 

 A data limite para você realizar o preenchimento do Questionário de Cobertura Vacinal, fazer a rematrícula no site da ProPGPq e preencher o Ficha de Acompanhamento é 12 de abril de 2022. Não deixe para depois!

 Obs. Todos os alunos com situação “Ativa” deverão realizar a rematrícula no sistema, incluindo matrículas que tiveram início em março de 2022.

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Orientações para obtenção  do Login e Senha da Intranet estão disponíveis em: 

https://ppg.enfermagem.sites.unifesp.br/filtro/orientacoes-gerais-ppg#como-obter-login-e-senha-da-intranet

Em caso de problemas com sua senha ou login da intranet entre em contato com o suporte da TI: (11) 3385 4242. Você também poderá abrir um chamado pelo SUA UNIFESP, através do <https://atendimento.unifesp.br/>, ou então utilizar o catálogo de serviços pelo site <https://sua.unifesp.br/>, clicando em <Tecnologia da Informação>. 

 

Solicitação de Diploma

Seguem as informações necessárias para solicitar o diploma de mestrado/doutorado:
 
- Comprovante de submissão do artigo e uma cópia do artigo submetido (formato pdf)
(Somente cópia do artigo, caso o trabalho já tenha sido publicado)
Importante: Verificar os critérios para submissão/publicação de artigos: https://ppg.enfermagem.sites.unifesp.br/images/doc/Criterios_publicacao_Mestrado_e_Doutorado.pdf)
- Formulário de Pedido de Diploma com assinatura original
Disponível em: http://ppg.enfermagem.sites.unifesp.br/filtro/documentos-academicos
- Certidão de Nascimento ou Casamento (formato pdf)
- RG (frente e verso), não pode ser CNH (formato pdf)
- Diploma da graduação (frente e verso) (formato pdf)
- Entrega da dissertação final via Repositório Institucional 
 
Enviar todos os arquivos, via e-mail, para a secretaria do Programa.
 
Informações sobre prazo de confecção do diploma pela ProPGPq, contato do setor de expedição de diplomas e outros, disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/pos-graduacao/stricto-sensu/diploma
 

Submissão de Teses/Dissertações no Repositório Institucional da Unifesp

Segue abaixo as orientações para submissão da versão final do trabalho após a realização das modificações sugeridas pela banca examinadora.

1° passo – Realizar o cadastro do discente no Repositório Unifesp e Submeter a tese/dissertação no Repositório Unifesp – Clique aqui para orientações

2° passo – Realizar o cadastro no Sistema Eletrônico de informação – SEI – Clique aqui para orientações

3° passo – Entregar a tese/dissertação e o relatório de similaridade via peticionando SEI – Clique aqui para orientações (a partir da página 02 do documento).

Após o 3º passo o processo passará pelos trâmites internos de verificação e aprovação e a(o) aluna(o) receberá um e-mail informando a disponibilização do trabalho no Repositórios Institucional da Unifesp.

 

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