Processo Seletivo Nacional 2022

 Importante: 

As inscrições para o Processo Seletivo 2022 para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp foram prorrogadas até o dia 07 de outubro de 2022.

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) torna público aos interessados que, conforme aprovação da Comissão de Ensino de Pós-Graduação em Enfermagem, a partir do dia 04 de agosto de 2022, estão abertas as inscrições para o processo seletivo. Destina-se ao preenchimento de vagas para os Cursos de Mestrado (ME), Doutorado (DO) e Doutorado Direto (DD). As normas e documentos estão contidos anexo a esta página. Esclarecemos que estes cursos são públicos, vinculados a Universidade Federal de São Paulo e, portanto, isentos de taxas de inscrição e pagamentos.

 

Download do Edital Acesso resultado

 

Ficha de Inscrição - Mestrado

Ficha de Inscrição - Doutorado / Doutorado Direto


Inscrição:

Entregar, via e-mail <processoseletivo.ppge.epe@gmail.com>, para a Secretaria do Programa:

 

1. Ficha de Inscrição preenchida, em formato .pdf. Disponível em:

http://ppg.enfermagem.sites.unifesp.br/ingresso/processo-seletivo-2022

 

2. Cópia dos Documentos (numerados, em único documento e em formato .pdf):

2.1. CPF e RG;

2.2. Carteira de Identidade Profissional para graduados;

2.3. Diploma do Curso de Graduação ou Declaração de Matrícula do último período de graduação e Histórico Escolar;

 

3. Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br) e dos documentos comprobatórios (arquivo único em formato .pdf);

 

4. Projeto de Pesquisa (fonte Arial tamanho 12, espaço 1,5 linha, arquivo em formato .pdf):

- Folha de rosto com título do projeto, nome do candidato e Linha de Pesquisa de Interesse;

- Introdução (contextualizando e justificando o tema e o problema a ser investigado);

- Revisão da Literatura; Objetivo(s);

- Método: delineamento do estudo, referencial teórico-metodológico, descrição dos instrumentos e procedimentos para a coleta de dados e apresentação das estratégias para a análise dos dados, cronograma de execução e referências. 


Critérios de Seleção: 

(I) Análise do Curriculum Lattes em relação à formação e trajetória de pesquisa e profissional do candidato; inserção acadêmica expressa por meio de experiência em ensino e pesquisa. Para o doutorado além dos anteriores, será considerado para a avaliação a submissão do artigo do mestrado para periódicos indexados nas principais bases da área da saúde. Para o Doutorado Direto a comprovação de relevante produção científica, caracterizada por, no mínimo, três artigos publicados em periódicos de circulação internacional e indexados no Scopus e Web of Scicence ou Scopus e Medline. (Peso 2)

(II) Avaliação do projeto de pesquisa quanto à relevância do tema; originalidade e complexidade da pesquisa; revisão da literatura; coerência entre justificativa, objetivo(s), método e referencial teórico-metodológico, qualidade da apresentação e expressão escrita; cronograma de trabalho exequível no tempo previsto para titulação; adequação ao nível de mestrado ou doutorado. Também será analisada a capacidade do candidato defender seu projeto de pesquisa frente à banca de examinadores. (Peso 6)

(III) Entrevista, na qual serão consideradas: capacidade de expressão verbal do candidato, consistência de argumentação na defesa da proposta de estudo, justificativa do interesse e disponibilidade para engajar-se nas atividades do programa e, para Doutorado, disponibilidade para realizar estágio em centro de excelência em pesquisa, preferencialmente internacional. (Peso 2) 


Seleção por Políticas Afirmativas e Acesso a Reserva de Cotas

Serão disponibilizadas 16 vagas, em acordo com a PORTARIA PROPGPQ Nº 3197/2021, da PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA da UNIFESP, para atender as Políticas de Ações Afirmativas. As vagas serão ofertadas para a inclusão de pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, indígenas e com deficiência. Conforme a portaria supracitada, em seu artigo quarto, a distribuição destas vagas respeitará a seguinte proporção: cinquenta por cento (50%) para pessoas negras (pretas e pardas) e quilombolas; vinte e cinco por cento (25%) para indígenas; vinte e cinco por cento (25%) para pessoas com deficiência. Considerando a hipótese de não haver candidatos aprovados em número suficiente em determinada modalidade de reserva de vagas, a(s) respectiva(s) vaga(s) não preenchida(s) será(ão) revertida(s) para a ampla concorrência. 


Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem:

Rua Napoleão de Barros, 754 - 2º andar - CEP: 04024-002 - São Paulo – SP

site: http://ppg.enfermagem.sites.unifesp.br/ ; e-mail: posgraduacao.epe@unifesp.br 


Cronograma

 Data  Atividade
04/08/2022  Publicação do Edital

04/08/2022 a 30/09/2022 

Prorrogado até 07/10/2022

 Período de Inscrição
17/10/2022 a 11/11/2022  Período de Entrevistas
18/11/2022  Publicação do Resultado - após às 17h00
21/11/2022 a 25/11/2022  Período para Interposição de Recursos 
07/12/2022  Resultado Final

 Os prazos do cronograma deste Processo Seletivo poderão ser prorrogados em virtude do número de inscritos.


mestrado

doutoradotile posdoc 

 

 

 

© 2013 - 2019 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo  •  Rua Napoleão de Barros, 754 - 2° Andar - Vila Clementino  •  04024-002 São Paulo - SP

posgraduacao.epe@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.