O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem agrega mais de 15 Grupos de Pesquisa.
GAEPIIS_Grupo de Assistência, ensino e pesquisa interdisciplinar e Invoação em saúde
O Grupo de Assistência , Ensino e Pesquisa Interdisciplinar e Inovação em Saúde tem como objetivos contribuir para desenvolvimento das áreas interligadas: a Assistência , Ensino e introduzir a Inovação com tecnologias que incluem dispositivos móveis, games e midia social para melhoria do cuidado em Saúde. Os integrantes, pesquisadores, profissionais e estudantes, têm por norteador o cuidado interprofissional para pacientes com doenças crônicas , especialmente pacientes portadores de doenças cardiovasculares, baseados nas melhores evidências científicas e prática centrada no paciente . Os Projetos de Pesquisa que estão no propósito da criação do GAEPIIS buscam atender às seguintes demandas: - científicas: - desenvolvimento de modelos educativos com inovação tecnológica que possibilitem o autogerenciamento de pacientes com doenças crônicas; especialmente com doenças cardiovasculares. Avaliar os modelos implantados com foco nos desfechos clínicos sejam eles psíquicos ou orgânico.
Líder(es)
Rita Simone Lopes Moreira - Vagner Rogério dos Santos
Contato
Grupo de Ensino e Pesquisa em Pós-parto e Aleitamento Materno (GEPAM)
O GEPAM/UNIFESP tem por missão promover discussões das evidências científicas e projetos de pesquisa acerca da interdisciplinariedade na assistência à mulher, criança e família no período pós-parto, aleitamento materno, alimentação no primeiro ano de vida, saúde mental na perinatalidade e parentalidade, além da tecnologia relacionada ao leite humano.
Líder(es)
Ana Cristina Freitas de Vilhena Abrão - Kelly Pereira Coca
Contato
Grupo de Epidemiologia, Revisão Sistemática e Políticas em Saúde (GRSM)
Para implementação de boas decisões e do melhor cuidado em saúde são necessários mecanismos eficientes para avaliação das intervenções e mensuração de benefícios e riscos. Se propõe em aproximar o processo de tomada de decisões em políticas de saúde informadas pelas melhores evidências disponíveis. A proposta do grupo surgiu pela necessidade emergente dos docentes da Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp, pesquisadores associados, alunos em aprender a realizar com metodologia adequada para melhor tomada de decisão em saúde. Desta forma os objetivos do grupo são: Instrumentalizar enfermeiros, profissionais de saúde, estatísticos e gestores a realizar estudos utilizando ferramentas específicas importantes no processos de tomadas de decisão. As metodologias utilizadas neste grupo visam verificar a evolução temporal de uma determinada doença numa população e sustentar as melhores evidências disponíveis para tomada de decisões em saúde.
Líder(es)
Monica Taminato - Dulce Aparecida Barbosa
Contato
Link do Grupo no Diretório de Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35636
Grupo de Estudo em Práticas e Educação Baseadas em Evidências
O Grupo de Estudos em Práticas e Educação Baseadas em Evidências: GEPEBE tem por objetivos contribuir para desenvolvimento e aprimoramento de duas áreas interligadas: a Assistência e a Educação em Saúde. Os integrantes, pesquisadores, profissionais e estudantes, têm por referência a Prática Baseada em Evidências, como um campo para a qualificação da assistência, da educação em saúde e da formação e aprimoramento profissionais. Os Projetos de Pesquisa que estão no escopo da criação do GEPEBE buscam atender às seguintes demandas científicas: - desenvolvimento e avaliação de modelos educativos para o autogerenciamento de pacientes com doenças crônicas; - desenvolvimento, aprimoramento e avaliação de metodologias ativas de ensino; - aprimoramento de processos avaliativos na Educação em Enfermagem; - desenvolvimento e aprimoramento de tecnologia educacional para o Ensino da Enfermagem; - desenvolvimento de protocolos educativos assistenciais à pacientes oncológicos.
Líder(es)
Edvane Birelo Lopes De Domenico - Cristiane Decat Bergerot
Contato
Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG);
O GEPAG propõe-se a realizar estudos e pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e no Gerenciamento de Enfermagem,objetivando o fortalecimento destas áreas de pesquisa na instituição e fora dela, buscando articulação da graduação com a pós-graduação.Os pesquisadores do grupo vem desenvolvendo estudos na linhas de pesquisa buscando integrar os alunos de diferentes níveis de ensino, articulando a teoria com a prática.
Líder(es)
Isabel Cristina Kowal Olm Cunha - Alexandre Pazetto Balsanelli
Contato
Grupo de Estudos e Pesquisas em Emergência e Terapia Intensiva (GEPETI);
O GEPETI agrega pesquisadores e discentes de pós-graduação e graduação para o desenvolvimento de pesquisas que investigam o cenário e a população dos pacientes criticamente enfermos. Os principais campos de pesquisas são os serviços de atendimento pré-hospitalar, os serviços de pronto-atendimento, emergência e terapia intensiva. O grupo desenvolve pesquisa com parcerias internacionais. Os Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelo GEPETI vertem sobre: avaliação de escores para identificação de deterioração clínica, identificação de estratégias que aumentem a segurança assistencial aos pacientes críticos, processos educativos para aumentar a competência dos alunos na assistência ao paciente grave, avaliação do uso de protocolos assistenciais à pacientes críticos, escores de gravidade em pacientes vítimas de trauma, parada cardiorrespiratória, entre outros.
Líder(es)
Cassia Regina Vancini Campanharo
Contato
Grupo de Estudo, Pesquisa e Assistência Sistematização da Assistência de Enfermagem (GEPASAE)
O GEPASAE reúne docentes e discentes em torno da temática processo e classificações de enfermagem. Dissemina o conhecimento construído por meio das atividades de assistência, ensino e pesquisa. Formamos alunos de diferentes regiões do país. Mantemos cooperação de pesquisa com a Universidades de Iowa e Nova York. Divulgação dos nossos estudos em eventos e periódicos de impacto nacionais e internacionais, propiciam contato permanente com pesquisadores. Recebemos da NANDA prêmio pelo avanço internacional dos diagnósticos de enfermagem. Admitidos como Fellow baseado nas excelentes contribuições para a enfermagem e o avanço da linguagem e significante potencial para continuar contribuindo para a enfermagem e a NANDA-Internacional. Recebemos prêmios nacionais, editamos livros, capítulos e vídeos que são referências para o ensino. Realizamos eventos, recebemos pesquisador visitante internacional, enviamos doutorandos para o exterior, aproximando alunos e pesquisadores internacionalmente.
Líder(es)
Alba Lucia Bottura Leite de Barros - Juliana de Lima Lopes
Contato
Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq)
GEBrinq é um grupo multidisciplinar e interinstitucional que se propõe a desenvolver estudos, eventos, assessoria e prática assistencial propriamente dita, relativa à utilização do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico e outras atividades lúdicas nas diferentes situações de assistência à criança e sua família, visando a qualidade dessa assistência, fundamentada na humanização, respeito, conhecimento científico, e compromisso com a assistência atraumática. Compõem esse grupo pesquisadores da UNIFESP, UnG, UNICAMP UFSM e IIEP Albert Einsten. Repercussões: desenvolvimento de pesquisas sobre utilização de diferentes atividades lúdicas na assistência à criança e família, ensino dessa prática e vivências de profissionais que o utilizam, gerando teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso; participação em comissões institucionais, de humanização e assessorias de implantação de atividades lúdicas.
Líder(es)
Circéa Amalia Ribeiro - Fabiane de Amorim Almeida
Contato
Grupo de Estudos em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos (GEDOTT)
O grupo de estudos e pesquisas compromete-se com o desenvolvimento de iniciação científica nos cursos de graduação, da residência multiprofissional e da pós graduação senso strictu. A criação do curso de especialização em doação e transplante de órgãos e tecidos (1° do Brasil) e posteriormente a abertura da Residência Multiprofissional em Captação e Transplante consolidaram ainda mais a linha de pesquisa. Atualmente temos parceria internacional com a Universidade de Basel (Suíça) e George Washington Hospital, com Dra Linda Ohler. A produção científica nos últimos anos é evidenciada pelo currículo dos integrantes do grupo de pesquisa, e pelo número de alunos formados na residência, no mestrado e doutorado.
Líder(es)
Bartira de Aguiar Roza - Janine Schirmer
Contato
Link <https://gedott.unifesp.br/>
Grupo de Estudo e Pesquisa Família e Comunidade (GEPFAC)
O grupo de estudos e pesquisa familia e comunidade vem desenvolvendo pesquisas relacionadas com o tema família, casal e comunidade em seu ambito geral envolvendo os diversos momentos do ciclo vital e contextos. Tem produzido artigos para encaminhamento em revista de reconhecimento científico e apresentação de resultados total e parcial de pesquisas em eventos nacionais e internacionais. Tem ainda promovido eventos científicos na área e parceria com Instituições com financiamento de bolsa de pesquisa. Ainda tem feito parceria e consultoria com Prefeituras do Estado de São Paulo, Pindamonhangaba e Diadema com secretaria de saúde e educaçao, e participa do grupo de pesquisadores Natura/FAPESP.
Líder(es)
Ana Lucia de Moraes Horta
Contato
Grupo de Estudos Enfermagem em Nefrologia
Os componentes deste grupo vem trabalhando na linha de pesquisa Cuidado na Dimensão em Saúde Coletiva inclusive orientando teses de Mestrado e Doutorado na área de Enfermagem e Nefrologia. Todas as pesquisas realizadas tanto da área clínica quanto as de área básica tem sido apresentadas em congressos e publicados e periódicos nacionais e internacionais. Todos os docentes envolvidos são responsáveis por disciplinas da graduação e pós-graduação (sensu lato e sensu stricto) pertinentes a área. A partir de 1998 oferecemos o Curso de Especialização em Enfermagem em Nefrologia, que oferece aos enfermeiros da área uma possibilidade de atualização e pesquisa permanente. Os pesquisadores mantém estreita relação de trabalho com pesquisadores de outras Universidades (USP São Paulo, e USP Ribeirão Preto) e de outros departamentos da UNIFESP.
Líder(es)
Dulce Aparecida Barbosa - Angélica Gonçalves Silva Belasco
Contato
Grupo de Estudo e Pesquisa em Simulação em Saúde
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Simulação reúne docentes e discentes e tem como foco a discussão de estudos voltados para a Simulação Clínica das várias áreas profissionais. Dissemina o conhecimento construído por meio das atividades de assistência, ensino e pesquisa.
Líder(es)
Juliana de Lima Lopes - Tânia Arena Moreira Domingues
Contato
Grupo de estudo e pesquisa em trauma: emergência e cuidados intensivos
Este grupo, primariamente, foi constituído em torno de projetos de pesquisa cujo campo específico do conhecimento envolvia a mensuração da gravidade do trauma. Atualmente, agrega pesquisadores que desenvolvem estudos relacionados ao processo de cuidar do paciente adulto crítico em situação de emergência e em cuidados intensivos. Os projetos de pesquisa em trauma abrangem desde a fase pré-hospitalar até a reabilitação, com foco em indicadores de qualidade, morbidade e mortalidade hospitalar e índices de gravidade do trauma. Os estudos sobre o paciente crítico em situação de emergência e em cuidados intensivos têm como foco a análise de intervenções de enfermagem e seus efeitos nos resultados clínicos, considerando a segurança do paciente e a qualidade do cuidado. Além disso, desenvolve estudos metodológicos de validação de instrumentos de avaliação de risco para lesão por pressão, carga de trabalho e mensuração da gravidade do trauma e capacidade funcional.
Líder(es)
Iveth Yamaguchi Whitaker - Ruth Ester Assayag Batista
Contato
Grupo de Pesquisa em Sono, Ambiente e Saúde Mental (SleepEMent)
O grupo vem desenvolvendo pesquisas sobre a influência do ambiente na saúde humana, com enfoque no sono e saúde mental, nos diferentes contextos de atendimento e do ciclo vital. A fim de capacitar os profissionais de saúde, crianças, familiares e adultos hospitalizados, materiais educativos foram desenvolvidos para adoção de medidas que promovam um ambiente adequado para o sono de qualidade. As atividades do grupo de pesquisa originaram um projeto de extensão (Projeto Soneca) que atuará em hospital universitário com a participação de estudantes de graduação de cursos da área da saúde, que orientarão indivíduos hospitalizados, seus familiares e profissionais que atuam no ambiente hospitalar sobre a importância do sono e sua influência na saúde mental.
Líder(es)
Ariane Ferreira Machado Avelar - Lucía Silva
Contato
Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente (NECAd)
O Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente - NECAd tem como foco realizar pesquisas sobre o cuidado da criança, adolescente e família em situações de doença e hospitalização, por meio da aplicação de diferentes referenciais teórico-metodológicos que possibilitem a fundamentação do pensar e agir do enfermeiro. Realizações: 2009- I Workshop sobre Cuidado Centrado na Familia- CCF; 2010- Evento sobre crenças da família relacionadas a doença,com a participação das professoras Lorraine Wright da University of Calgary- Canadá e Margareth Angelo da Escola de Enfermagem da USP; 2013- II workshop com o objetivo de identificar estratégias para o ensino deste modelo de cuidado; 2014-aprofundamento teórico sobre o Modelo de Cuidado Centrado na Família. 2015- 2016 desenvolvimento de instrumentos de medida de fenômenos subjetivos e organização de evento II Encontro de Enfermagem Neonatológica,em parceria com o Departamento de Enfermagem Pediátrica da UNIFESP.
Líder(es)
Myriam Aparecida Mandetta - Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro
Contato
Laboratório de Pesquisas em Tecnologia e Inovação em Saúde - LAP eTIS
O grupo pretende contribuir para o fortalecimento do trabalho em saúde por meio de recursos tecnológicos embasados em evidência científica. Desenvolver projetos de pesquisas com alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado e pós-doutorado. Promover estudos multicêntricos/
Líder(es)
Regimar Carla Machado
Contato
regimarmarchado@gmail.com
Segurança, Tecnologia e Cuidado - Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa (SEGTEC)
O grupo de pesquisa da Unifesp agrega pesquisadores e alunos e equipe técnica de diferentes instituições envolvidos no desenvolvimento de investigações cujas linhas de pesquisa envolvem a promoção da segurança do paciente que recebe cuidados de enfermagem, com direcionamento para estudos clínicos, de intervenção, experimentais e de resultados em: enfermagem em cuidados intensivos pediátricos e neonatais; estudos de segurança em saúde e segurança do paciente; terapia intravenosa, intravascular e medicamentosa em pediatria e outros grupos etários; estudos com famílias de crianças em cuidados intensivos ou especializados de enfermagem e de práticas e resultados do cuidado de enfermagem pediátrica e neonatal. Tem como campos de pesquisa cenários clínicos e o Laboratório de Experimentos de Enfermagem (LEEnf), da Disciplina de Cuidados Clínicos, Cirúrgicos e Intensivos, do Depto de Enfermagem Pediátrica, da EPE-Unifesp, coordenado por pesquisadores do SEGTEC.
Líder(es)
Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira - Maria Angélica Sorgini Peterlini
Contato